sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Memórias felizes



Estive com uma colega e amiga a recordar atividades escolares realizadas há uns quinze anos. Muitos alunos, quando encontram esses professores, casualmente ou através do facebook, recordam-nas com alegria. Os momentos felizes são alimentados por boas memórias. E ainda melhores são quando partilhadas e motivam boas palavras e sorrisos.

Recordámos que muitas atividades eram realizadas por amor: à causa, “à camisola”, à educação, à disciplina que ensinávamos, aos autores de que gostávamos…

Atualmente, também muitas coisas bonitas se realizam nas escolas, apesar de muitos professores terem tarefas muito desgastantes, como é o caso das aulas de substituição. São difíceis porque nem o professor conhece os alunos nem estes estão habituados ao docente. E o mais frequente é os alunos revelarem indisponibilidade face aos trabalhos propostos. Só com muita “arte” o docente consegue cativar os alunos e pô-los a trabalhar calmamente. Neste contexto, vai-se tornando muito difícil a realização de outras atividades realizadas voluntariamente.

De facto, a situação atual não é propícia à realização de atividades extra-aula. Para além disso, muitos professores são confrontados com o não reconhecimento pelo seu trabalho.

Porém, retomo a nota risonha com que iniciei estas notas, porque acho importantes as memórias que ficam e ajudam a superar momentos menos bons.

É 6ª f., está sol, e, quando tantas coisas são retiradas, as boas memórias são inalteráveis. Felizmente!

Sem comentários:

Enviar um comentário