quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Diário de Mariana

15 de setembro

Querido diário,

Chegou o dia da receção (escrevo assim, porque a minha mãe está sempre a dizer-me: Mariana, tenta aplicar as regras do Acordo Ortográfico que vais aprendendo) aos alunos e foi fixe. Cheguei cedo à escola. Não precisei de despertador nem que a minha mãe me acordasse. Quando entrei, Vi logo alguns colegas meus que também vêm para esta escola pela primeira vez. Fui ter com eles e ficámos no polivalente na conversa. E a olhar para aquele estenderete todo. Homens de capacete lá no meio a trabalhar. Muitas tábuas, muito entulho, muita rede…

Quando faltavam uns minutos para as dez e meia, aproximámo-nos da entrada do contentor, no piso de baixo, onde íamos ter a aula. A minha turma pôs-se de um lado e de outro do corredor por onde os professores iam passar. Sempre a ver quando chegava o nosso Dê Tê. Uma professora até disse: estão a assistir a um desfile? Vimos uma setora muito alta, com ar despachado, mas não era a nossa. Outra de cabelo encaracolado também continuou. Veio outra magrinha de cabelo preto curtinho e com gel, mas andou sempre. Depois passou uma prof a rir-se e a contar a outra que em vez de dizer loja do aluno tinha dito loja do cidadão. A seguir veio um prof já um bocadito cota e com ar de quem não estava lá muito para brincadeiras. Até que apareceu, finalmente, a nossa Dê Tê: de calças brancas, uma blusa cheia de cores, uma carteira com bonequinhos e de cabelo comprido ruivo. Vinha a olhar para o número das portas e parecia divertida Trazia várias folhas com regras que temos de cumprir. Eu nesta primeira aula nunca fico a conhecer bem os setores. Eles começam a falar e eu a pensar se têm filhos, se têm passatempos, se são boas pessoas, se têm amigos… Às vezes até nem oiço bem o que dizem. Reparo também no cabelo, na roupa, no modo como falam…. mas esta Dê Tê pareceu-me fixe. Depois de sairmos da sala, mostrou-nos algumas partes da escola e parecia gostar de estar connosco. Sei lá.

E a claridade, não acham um espetáculo? Fez esta pergunta duas vezes.

Mas ainda não foi desta que tive um prof de mochila e de rabo de cavalo.

Amanhã, acho que já vai ser a doer. Se vai.

Muitos beijinhos, querido diário.

Mariana

Sem comentários:

Enviar um comentário