quarta-feira, 3 de março de 2021

Quadragésimo oitavo dia


 Diário confiando em melhores dias



Hoje fui muito feliz à volta de quatro livros de Luís Sepúlveda, de que já falei num dos posts anteriores. Colaborei  na fase concelhia, em Gondomar, do Concurso Nacional de Leitura e vi crianças e jovens, do 1º ciclo ao secundário, com o livro aberto, a ler excertos, a argumentar sobre um aspeto da história, o que é maravilhoso, mesmo online. De forma voluntária, todos eles mostravam interesse, empenhamento e amor pelos livros. E a cumplicidade dos professores com os alunos também é fantástica. De facto, quando as redes de bibliotecas escolares e as autarquias trabalham para o bem comum,  esta interação acontece. E saber do desempenho ativo de tantas crianças e jovens, em relação ao saber e à leitura, em muitas regiões do país, leva mesmo a acreditar em melhores dias. Por isso, para mim, foi mesmo um dia feliz.

 

10 comentários:

  1. Que bom! Tenho pena que na minha zona não haja nada do género. Gostava que a minha neta pudesse participar de uma experiência dessas.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Elvira
      Sim, acho muito bom para as crianças e jovens. E, para além do gosto pelos livros, aprendem a interagir, a falar em público, a esperar pela sua vez, a ganhar e a perder, etc.
      Um grande beijinho e também para as suas netas.

      Eliminar
  2. Quem faz o que gosta. Está inserid0/a no que aprecia, decerto que os seus dias são muito mais agradáveis e felizes de viver.
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!
      Obrigada pelas palavras. Eu só faço isto de vez em quando, porque já estou naquele grupo a quem perguntam a profissão e a resposta é: reformado/a. Às vezes, na brincadeira, digo que estou 'reformulada'.
      Um abraço e um dia feliz e poético.

      Eliminar
  3. Foi sempre um dos meus objectivos, enquanto professora, foi ajudar a criar amor pelos livros e pela leitura. Tenho uma razoável colecção de livros infantis/juvenis e todos os anos compro mais. Leio muitas histórias aos alunos e, como dramatizo um bocado a leitura, eles costumam gostar e ouvem atentamente. Também utilizamos muito a pequena biblioteca da escola.
    Espero que fique uma semente, que mais tarde venha a desabrochar.

    Dá gosto ver quando os alunos gostam de ler.

    Beijinhos e boa semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel. Eu também gosto muito de livros infantis. Vou comprando e pondo na estante da Clarinha e também lhe envio alguns, mas antes leio-os sempre.
      Eu sei de muito trabalho que muitos professores fazem com as crianças e há bibliotecas escolares maravilhosas que contam histórias também maravilhosas. Às vezes, é pena que haja desconhecimento, porque nunca é notícia de telejornais.
      E acredito, Isabel, os frutos do seu trabalho e de muitos professores vai dando fruto, ainda que não se veja logo de imediato.
      Um beijinho e um dia com muitos sorrisos.

      Eliminar
  4. 100% a favor da homenagem a Luís Sepúlveda. É fora de dúvida, há quem trabalhe muito bem com os garotos e consiga interessá-los e levá-los a ler e a gostar.
    Boa noite.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Bea, bom dia!
    Sem dúvida, e há muitos exemplos de muita empatia e cumplicidade que encorajam muito os miúdos. Só que, como disse há pouco à Isabel, não são falados nos telejornais, por isso, são desconhecidos. E se os professores gostam de ler é logo uma grande ajuda.
    Um dia com bons momentos felizes.

    ResponderEliminar
  6. Foi um dia muito especial, ver crianças e jovens tão comprometidos com os livros e com a leitura, só pode ser um sinal de esperança no futuro! Não há melhor homenagem, que aquela faz viver através dos seus livros, o seu escritor, e isso nós conseguimos, nós sentimos, naquele dia. Para sempre Luís Sepúlveda!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia! Obrigada. Que palavras tão bonitas. Quase adivinho o/a autor/a.
    E que a esperança no futuro continue a dar bons frutos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar