segunda-feira, 8 de março de 2021

Celebrar também é lembrar



Emília Nadal
'Pequena cantiga à mulher
 
Onde uma tem
O cetim
A outra tem a rudeza
Onde uma tem
A cantiga
A outra tem a firmeza
Tomba o cabelo
Nos ombros
O suor pela
Barriga
Onde uma tem
A riqueza
A outra tem
A fadiga
Tapa a nudez
Com as mãos
Helena Almeida
Procura o pão
Na gaveta
Onde uma tem
O vestígio
Tem a outra
A pele seca
Enquanto desliza
O fato
Pega a outra na
Enxada
Enquanto dorme
Na cama
A outra arranja-lhe
A casa'
Maria Teresa Horta

'O mar dos meus olhos 

Há mulheres que trazem o mar nos olhos
Não pela cor
Mas pela vastidão da alma

E trazem a poesia nos dedos e nos sorrisos
Ficam para além do tempo
Como se a maré nunca as levasse
Da praia onde foram felizes

Há mulheres que trazem o mar nos olhos
pela grandeza da imensidão da alma
pelo infinito modo como abarcam as coisas e os homens...
Há mulheres que são maré em noites de tardes...
e calma'


Sophia de Mello Breyner Andresen

 
'Espaços de Permeio
 
Sonho-te à pressa 
entre coisas a despropósito: 
certos filmes a preto e branco, 
fazer a cama de manhã, 
um livro, 
aquela pausa enquanto o leite ferve
e o olhar se perde, atento. 
Só invadires-me o espaço entre o meu espaço 
à pressa me traz frágil: 
nunca sei se aconteces porque sim,
nem quando me aconteces. 
Um sonho inoportuno entre o meu dia 
E tantas coisas.'
 
Ana Luísa Amaral 
 
 

 Nina Simone - nasceu em 1933 na Carolina do Norte, Estados Unidos da América.
Faleceu em 2003, em França.

 

4 comentários:

  1. Excelente publicação. Obrigada pela partilha ;))
    -
    São dias assim no meu estado
    -
    Beijos e uma excelente semana :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Cidália. Viva bem este nosso dia.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Três bonitos poemas. Gostei especialmente do segundo; há mulheres que são a exacta mulher do poema. E talvez as contemos pelos dedos. Que breve passam, mesmo se têm olhos de infinito mar.

    ResponderEliminar
  4. Concordo consigo e a sua síntese diz bem com o poema de Sophia. Obrigada, Bea.
    Bom fim de tarde.

    ResponderEliminar