quinta-feira, 11 de março de 2021

Melhor era impossível

 

Está uma belíssima publicação no blogue 'Palavras daqui e dali' com um diálogo fantástico entre uma senhora de 101 anos e várias crianças. Intervindo na sua vez, cada menino ou menina ia pondo questões sobre a vida e até sobre a morte e a tudo a senhora respondia com amor, verdade, delicadeza e sem os infantilizar, sem se queixar, sem se rir das perguntas...

De facto, apesar da idade tão avançada, a senhora parecia ouvir bem e ter as ideias tão arrumadas como arejadas, numa bonita celebração da vida. A senhora do vídeo, se calhar com uma dose de imaginação de minha parte, fez-me lembrar a outra avó da minha neta. Apesar da diferença de idades, encontrei algumas semelhanças no tom de voz, no teor dos diálogos, sendo também comum a língua inglesa.

Há uns tempos, a minha neta pôs-me umas questões para um trabalho de escola: se quando eu era pequena tinha frigorífico em casa e se já havia supermercados.

Ora, a minha resposta foi que não às duas perguntas e expliquei-lhe, de forma breve, como conservávamos os alimentos, assim como lhe falei da primeira vez que tinha visto um supermercado.

No mesmo dia e às mesmas questões, a outra avó, americana e um ou dois anos mais velha do que eu, respondeu que sempre tinha tido frigorífico e sempre vira supermercados onde morava.

Perante estas respostas tão diversas, a minha neta, que tem cinco anos, ficou muito admirada e logo perguntou à mãe se eu era mais velha do que a outra avó, já que não tinha tido coisas a que ela sempre teve acesso.

Sendo sempre diferentes as realidades de cada país e da vida de cada um, não me importava nada de, um dia mais tarde, ter um bocadinho do saber e da lucidez daquela senhora de 101 anos. Até nem era preciso chegar aos três dígitos!

 

 

6 comentários:

  1. Ah!Ah!Ah! Muito giro!
    Conseguiu baralhar a neta!

    Mas concordo com a Dolores: quem me dera daqui por uns anos ter a lucidez e a (ainda aparente) energia que aquela senhora demonstra!

    Beijinhos e agradecida, por ter apreciado o video.
    Um bom dia:))

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito, Isabel. É um testemunho maravilhoso.
    Um beijinho e um dia muito feliz.

    ResponderEliminar
  3. Toda a gente que viu o vídeo sentiu de certeza a mesma coisa, um certo desejo de, na velhice mesmo velha, ser parecida àquela senhora. Mas é por ser exemplar que o vídeo corre por aí. Não é regra, é excepção. Portanto, todas nós desejaríamos ser excepção:). Ela dá a receita. Mas não basta segui-la. E no entanto é tudo o que está na nossa mão fazer.
    As crianças também são muito interessantes.
    Bom Dia, Maria.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Bea. E é muito difícil ser exceção. E as imitações também não costumam dar bom resultado. O melhor é ir fazendo e aprendendo o melhor que se pode ao longo dos dias.
    E assim as crianças também se revelam.
    Um dia feliz, Bea.

    ResponderEliminar