quinta-feira, 4 de março de 2021

Quadragésimo nono dia

 

Diário com vontade de melhores dias

Sou um ser perfeitamente comum, acho eu, mas há uma coisa em que não devo ser comum: tenho medo de fazer exames médicos. Ou melhor, não me custa fazê-los, custa-me é saber os resultados desses exames. Penso sempre que me vão descobrir doenças. Talvez isto tenha a ver com traços de hereditariedade, ou com uma situação que vivi há muito, muito tempo. Eu tinha uns dezoito anos e coube-me a mim ir ao hospital saber o resultado de um exame do meu pai que, na altura, nem cinquenta anos tinha. Pois, o veredicto foi este: o seu pai tem um tumor maligno no intestino, tem de ser operado e, dada a gravidade, o sucesso não é garantido e que continue a viver também não.

Eu era ainda uma miúda, fiquei sem palavras e, quando cheguei a casa, nem sabia que palavras dizer. No entanto, tudo correu tudo bem e o meu pai ainda viveu mais uns cinquenta anos. Felizmente. O momento é que me ficou gravado.

Desde que me lembro, faço os exames médicos que são necessários, mas depois demoro imenso tempo a ir levantar os resultados, se não puderem vir por mail. Será isto comum? Se calhar, é ou então, sendo eu um ser comum, também aqui há seres mais comuns do que outros.


 Bom fim de tarde para todos - os que têm medo de fazer exames e os que não têm!

14 comentários:

  1. Eu também prefiro viver na ignorância. Mas lá vou fazendo todos os exames que os médicos prescrevem...
    Continuação de boa semana, querida amiga Maria Dolores.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Jaime.
      Eu quero saber, mas demoro algum tempo a fazer os exames e a querer saber os resultados.
      Um abraço e uma feliz sexta-feira.

      Eliminar
  2. Eu também não gosto de fazer exames, não por medo dos resultados, mas pela situação dos exames em si, que me deixam sempre desconfortável, nem sei bem porquê.

    Beijinhos :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isabel, pois, como compreendo. É daqueles momentos em que a vida parece parar por uns instantes, mas como o que tem de ser tem muita força...
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  3. Penso que há muita gente assim. Tenho um primo que fez os exames, os meteu numa gaveta e só seis meses depois quando se sentiu muito mal, foi ao médico. Resultado tinha os monócitos altíssimos, provocado por um cancro que lhe destruiu os rins e o deixou a ter que fazer hemodiálise o resto da vida. Fez quimioterapia durante dois anos, em sessões alternadas 15 dias de quimio quinze de descanso, e está estável há três anos. Faz análises de quinze em quinze dias para controle. Mas os médicos dizem que se quando teve o resultado dos exames tivesse iniciado logo a terapia, não teria perdido os rins. Daí que eu sempre pense que quanto mais depressa soubermos os resultados melhor. Se estamos bem, é ótimo se não podemos iniciar imediatamente o processo para a cura.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Elvira, palavras sábias como sempre. Também conheço casos parecidos, infelizmente. Meter os resultados na gaveta, realmente, é um erro muito grande, tanto para o próprio como para os que estão à sua volta. Eu demoro algum tempo a levantar os exames, mas, depois, olho para eles e começam a chamar-me à razão!!!
      Beijinhos, Elvira, e um dia com muitos sorrisos e muita saúde.

      Eliminar
  4. Não gosto de ir ao médico, detesto tomar remédios, mas, se vou à consulta e os tenho prescritos, até faço os exames e vou levantá-los. Depois de os ver, em geral acho que dispenso a consulta seguinte, aquilo nem está assim tão mau :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bea. Também não gosto nada, mas ainda ontem fui, precisamente para mostrar exames. Como 'aquilo não estava assim tão mau', melhor, então. Não havia sol, mas até me pareceu que brilhava.
      Um abraço

      Eliminar
  5. Olá, Gábi. Luís Sepúlveda põe na boca de uma personagem mais ou menos isto: ter medo é natural, o que é preciso é vencê-lo'. Vai-se fazendo o mesmo, que remédio!
    Beijinhos e volta sempre

    ResponderEliminar
  6. Isto da pandemia veio atrasar todas as consultas de rotina, tal como exames. :(
    >
    *
    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Também é uma verdade, Cidália. Felizmente, agora as coisas estão a melhorar.
    Um beijinho e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, mesmo na pandemia não podemos deixar de ir ao médico ou fazer exames.

    ResponderEliminar
  9. Olá, Luiz, pois tem de ser e no seu caso é bem necessário para poder fazer tão belas viagens.
    Um abraço

    ResponderEliminar