sábado, 20 de março de 2021

Hoje chega a primavera e amanhã celebra-se a Poesia

 

 Ao ler o texto que a seguir partilho, lembrei-me dos Poetas da blogosfera, sobretudo os que conheço porque visito com frequência. São todos homenageados no Dia 21 de março, ainda que a Poesia possa surgir a cada instante e de cada instante. Parabéns!

Poesia

Maria do Rosário Pedreira

'Estes tempos de pandemia são tempos prosaicos e sem graça. Mas neste domingo celebra-se mais um dia da Poesia e convém, pelo menos nesse dia, ler poemas, mesmo que os Extraordinários sejam mais dados à ficção e alguns digam até que a poesia lhes diz pouco (suponho que apenas porque ainda não encontraram o poeta que os convenceu; ele há tantos e tão diferentes que o mais importante é insistir). Para este domingo, convidaram-me (a mim e a outros poetas, bem entendido) da Casa da América Latina para ler cinco poemas de autores latino-americanos. Escolhi José Emilio Pacheco do México, Eucanaã Ferraz do Brasil, José María Zonta da Costa Rica, Juan Gellman e Roberto Juarroz da Argentina (e não me venham chatear por serem tudo homens, porque aqui o que me interessou foram os poemas, não os poetas, como diz o próprio José Emilio Pacheco no texto que elegi). E, de cada vez que gravo estes pequenos vídeos e investigo, fico feliz por encontrar textos tão bonitos que não conhecia e por vezes até autores que nem sabia que existiam. Façam o mesmo neste domingo: procurem, para variar, um poeta qualquer de um país que escolham. Verão como a descoberta dará bons frutos'.

Retirado do blogue Horas extraordinárias, 18 de março 2021 

 

6 comentários:

  1. Um bom texto. Como tudo que a Maria do Rosário posta no Horas extraordinárias. Mas eu, lendo poesia estrangeira na própria língua, fico logo restringida a uns punhado de países. E confesso, gosto bastante da poesia portuguesa e brasileira. Em Portugal temos óptimos poetas. Benditos sejam.
    E, para já, viva a primavera.

    ResponderEliminar
  2. Um blogue por onde passo com a frequência que o tempo livre me deixa!
    Que venha a Primavera e nos pinte os nossos quotidianos com alguma poesia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Justine. Sim, e bem precisamos dela.
      Que a primavera chegue poética e assim continue!

      Eliminar
  3. Concordo consigo, Bea, temos, e sempre tivemos,ótimos poetas. Há uns anos, frequentei uma ação de formação, numa escola de Gondomar, de que gostei imenso: 'Para que raio serve a poesia?' Vimos, sobretudo, poetas portugueses contemporâneos. E são tantos e tão bons! O dinamizador era Pedro Marques, um professor ainda jovem, com muitas e boas leituras.
    Foram momentos bem poéticos.
    Boa primavera, Bea.

    ResponderEliminar
  4. Um bom texto. Gosto imenso de Poesia embora tenha grande dificuldade em comentá-la. Desde sempre tenho pensado que a Poesia se sente não se comenta. O que seria do mundo sem poesia? Tudo poetas homens? Bom, cada qual escolhe aquela poesia com que mais se identifica. Mas realmente a poesia no feminino é muitas vezes esquecida e entre as mulheres há poetas também de enorme talento. Sabe foi mesmo por essa razão que criei um blogue de divulgação da poesia no feminino.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Elvira. Concordo que o melhor da Poesia é o que ela nos faz sentir. Também não concebo o mundo sem Poesia que está nos livros e em tanta coisa que embeleza a nossa vida. E temos muito bons poetas, mulheres e homens. Que bonita essa sua ideia inicial. E vai-lhe dando seguimento, o que também é importante.
    Um beijinho e um dia com muita Poesia.











    ResponderEliminar