quarta-feira, 10 de março de 2021

O avental

 

Às vezes, mandavam-lhe vídeos ou histórias que a faziam sorrir ou até mesmo rir às gargalhadas. Outras mensagens eram mais ou menos neutras. A última era sobre o avental e as suas utilidades: proteger a roupa, segurar nas panelas, limpar as mãos ou as carinhas dos filhos, etc.

Como estava nas arrumações, abriu a gaveta onde tinha alguns aventais, dois deles já vinham do tempo anterior ao casamento. Eram coloridos e tinham sido feitos por uma costureira muito habilidosa que morava perto. Um deles tinha uma nódoa que nunca conseguira tirar, noutro viam-se  sinais de ter sido utilizado para pegar em qualquer coisa que esquentava. Mesmo assim, usava-os porque gostava do feitio e das cores. Tinha tido ainda um terceiro avental dessa época, mas um dia, que não foi nada belo dia, deitara-o no contentor da roupa. Usava-o quando houve a maior discussão entre eles.  Logo a seguir, tirou-o e não conseguiu vesti-lo mais, por isso se quis desfazer dele o mais depressa possível. Foi um modo que arranjou de tentar apagar o momento da memória. No entanto, nunca tinha perdido o hábito de usar avental em trabalhos domésticos. E, neste dia, ao lembrar-se desse dia, o avental teve mais uma função: limpar umas lágrimas que não pôde conter.

 

8 comentários:

  1. Uma das minhas avós usava avantais, sempre lhos vi. Nenhuma outra mulher, excepto eu lhos copiou. Na cozinha, junto aos panos da loiça há sempre um ou mesmo dois aventais pendurados. E sim, servem vária utilidade. Excepto limpar lágrimas. Com os anos, o desânimo deixa de ser húmido, internaliza, espécie de componente do sangue que circula.
    Bom Dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bea
      Sempre vi as minhas tias maternas de avental, só o tiravam quando saíam, o que acontecia poucas vezes.
      Conheci uma senhora que usava aventais muitos giros, cheios de adereços, rendas, folhinhos, sobretudo quando saía. Muito engraçado e pitoresco.
      Quanto às lágrimas, pois, é melhor que o avental fique sequinho para as outras funções.
      Um dia feliz, Bea

      Eliminar
  2. Gostei do texto.

    Uso sempre avental, na cozinha. Muitas vezes não é para proteger a roupa, mas para proteger os alimentos(da roupa que anda na rua e por todo o lado). Enfim, maneiras de ver.

    Um bom dia de sol:))

    ResponderEliminar
  3. Eu também uso e tenho sempre um pendurado na cozinha. Desde que tive covid, há já um ano, acho que tenho ainda mais cuidado com a 'roupa passeada'.
    Um dia feliz, Isabel.

    ResponderEliminar
  4. Ainda tenho um avental que a minha Mãe me fez, está guardado. Atualmente é mais bata, em casa. Mas não é sempre :)
    -
    Beijos e uma excelente tarde. :)

    ResponderEliminar
  5. Que giro. Quando é assim, até me custa usar para não estragar.
    Um beijinho e bom descanso.

    ResponderEliminar
  6. Gostei da história, embora não goste de aventais e nunca os tenha usado.
    Sofreu muito ontem? Eu sofri demais. Mas valeu a penas. Parabéns ao FCP.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  7. Olá, Elvira. Nem consegui ver porque 'me dá nervos', mas fiquei contentíssima e vejo as imagens todas, ainda que repetidas. Foi mesmo bom.
    Um grande beijinho e um dia muito feliz.

    ResponderEliminar