terça-feira, 9 de março de 2021

Um homem à janela

 

Quando eu era pequena, havia várias mulheres que, durante o dia, se punham à janela. Apoiavam os braços no parapeito e repetiam, longamente, os olhares para a direita, para a esquerda, para a direita, para a esquerda... e assim iam sabendo o que se passava na rua, quem passava na rua, como passavam na rua, com quem passavam na rua. Recordo-me que a minha mãe e as minhas tias criticavam muito esse hábito e, como estavam sempre ocupadas nas tarefas da casa, nos lavores ou na costura, diziam estranhar essa prática. Eu achava graça, embora achasse incómodo aquela revisão constante do bocado da rua através dos olhos das mulheres à janela. Mais tarde, viria a novela Gabriela Cravo e Canela, e havia uma personagem - julgo que se chamava Glorinha - que se punha fogosamente à janela em busca de fantasia que não encontrava dentro de casa. Talvez essas mulheres da minha aldeia procurassem, ao seu modo, um pouco de fantasia que, fechada a janela, também se fechava para elas.

Ora, para já, isto não está a condizer com o título: 'Um homem à janela'. Pois não. Ele mora num primeiro andar. Passo lá com alguma frequência e também com frequência o vejo à janela. Responde a quem lhe diz bom dia ou boa tarde, mas alguns vizinhos fazem de conta que não o veem. Talvez por ser novo ou por preconceito, como, se calhar, é o meu, embora não goste de ter preconceitos. Daqui a pouco, tenho de lá passar outra vez. Impossível não olhar para a janela.  Se lá estiver, vou dizer-lhe bom dia.

 

4 comentários:

  1. Eu acho que o estar à janela é também uma forma de tentar comunicar e afastar a solidão.

    Beijinhos e um bom dia:))

    ResponderEliminar
  2. Tem razão, Isabel, e dentro de casa muitas vezes há muitas solidões. Pensando bem, tanto o homem como a mulher têm direito a arranjar escapes e o melhor é considerar que o parapeito da janela não tem género (também o digo para mim própria, porque se fosse uma mulher à janela, se calhar, nem me chamaria tanto a atenção).
    Um beijinho e um dia bonito sol.

    ResponderEliminar
  3. Nunca vi um homem à janela. Antigamente as pessoas andavam a pé pelas ruas e a janela era um meio de comunicação e também de bisbilhotice. Pois se até se namorava de janela. Admito que nas cidades, com o confinamento e o teletrabalho, haja mais homens novos à janela. Vai ver, Maria, é o caso do vizinho na moldura.
    Boa noite.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Bea. Julgo que os meus pais namoraram também dessa forma, o que não seria tão agradável para um rapaz que lia muitos romances de Camilo Castelo Branco!
    Atualmente, para além de alguma evasão, um homem à janela poderá significar que, afinal, o que leva(va) as mulheres à janela não era tão diferente assim!
    Um dia bom e alegre, Bea.

    ResponderEliminar