domingo, 31 de janeiro de 2021

Diário do meu confinamento

 

Décimo sétimo dia

 

Ontem à tarde, foi lançado, em redes sociais, um livro começado em 2019, ainda antes da pandemia, na paróquia de Gondomar/S. Cosme.

Fiz parte de uma equipa pequena, mas muito coesa. Coube-nos elaborar e tratar um questionário que foi enviado para Consagrados (dezoito padres, freiras e diáconos) em Missão por diferentes regiões e continentes. Quase todos nascidos na freguesia onde também nasci.

Sou católica por educação e por pensamento, mas, tal como muitos portugueses, assisto a cerimónias religiosas sobretudo em batizados, comunhões, casamentos e funerais!

Contudo, gosto muito de igrejas e de entrar quando passo e as vejo abertas. Gosto do silêncio e da música e das palavras que me elevam e não me afastam.

E estou/estamos muito contente/s com o livro. Quanto à forma e quanto ao conteúdo. Os testemunhos são muito bons, porque são muito humanos, de pessoas que olham o Céu mas com os pés assentes na terra, indo ao encontro de quem precisa de ajuda.

Com a vida que ajudámos a dar a este livro, fiquei com uma visão mais arejada de percursos de muitos religiosos e religiosas que trabalham na proximidade ou à distância, quase sem rede, quase incógnitos, mas que, ainda assim, não desistem. 

Os bons exemplos são muito pouco divulgados.

E, apesar  disso, para além da reflexão e histórias de vida muito interessantes e nem sempre fáceis, não falta - graças a Deus! - o bom humor.

O nosso trabalho de compilação, tratamento e publicação destas entrevistas foi uma pequenina missão, face à Missão de muitos que vou passar a respeitar ainda mais.

E haverá muitos mais com toda a certeza.

 

 

Hoje, dia em que passa a haver proibição temporária de passar fronteiras, continuemos o nosso confinamento.  Também uma Missão.

 


4 comentários:

  1. Fazer parte de uma obra é incrível mesmo, quando vejo uma publicação minha... fico muito eufórico.

    Parabéns pela obra, pena não poder lançar presencialmente, não é verdade?

    Abraço,
    Calebe Borges

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também acho muito bom, sobretudo se continuamos a gostar do que escrevemos.

      um abraço e muita saúde




































      Eliminar
  2. Lindo texto. Confinar é um dever!

    -
    Esta noite... quero que me seduzas
    .
    Beijo. Um confinado e feliz Domingo

    ResponderEliminar
  3. Sim, mais do que nunca, para que desconfinar seja possível.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar