segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Diário do meu confinamento

 

Quarto dia

 

Ontem, fui votar para as presidenciais, já o sol pouco aquecia. Gosto muito da luz de final de dia. Tenho uns amigos que partilham fotos fabulosas com as cores mais imprevisíveis do céu e as formas mais estranhas desenhadas no firmamento.

Tal como muitos portugueses, fiquei admirada pela adesão ao voto antecipado. À porta da EB2/3, duas senhoras mediam a temperatura a quem chegava. Uma delas avisou: 'há um atraso de duas horas'. Mesmo assim, arrisquei e dirigi-me à secção de voto, que me havia sido indicada.

Afinal, tinha apenas uma pessoa à minha frente. Às vezes, é preciso ver para crer e o que é verdade nalguns casos não o é noutros.

Antes de sair de casa, recebi uma mensagem de whatsapp, da minha filha que vive em Londres. A minha neta tinha dito: 'I love that rice', ao ver a foto do arroz que eu tinha feito ao almoço. E interrogo-me saudosa: quando poderei voltar a vê-la, fazer-lhe (a minha) comidinha de que gosta, dar-lhe um abracinho, dizer-lhe: querida, diz em português...

Eu gosto desse arroz, disse ela e fiquei contente por ainda não o ter esquecido. Há mais de um ano que os encontros são apenas virtuais. Como eu estão muitas mães e muitas avós cujos filhos ou netos emigraram.

Falei no feminino. Que me desculpem os homens porque também sentem saudades. Talvez ainda não o verbalizem tanto.

Enquanto isto, recebi fotos, tiradas nos arredores de Londres, à hora matinal de uma corrida higiénica. E, curioso, a uns dez minutos, de metro, ir ao centro da cidade para muitos parece miragem, porque há muitos perigos de vírus e variante(s).

Também já não vou ao Porto há bastante tempo, apesar de viver a uns 15 m. Recorro mais ao comércio local. O que não é urgente pode esperar. E há tantos caminhos próximos para percorrer. Para conhecer. Para viver. Assim como em casa.

Hoje haverá novas regras de confinamento. 

Que bom seria que houvesse mais vida anunciada.


5 comentários:

  1. Muito bem. Estou confinada em casa e nem sei se irei votar. Só de pensar nas filhas, lol
    --
    Já não escuto...
    -
    Beijo, e uma excelente semana. :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca em ano algum enfrentei filas para votar. Espero que o mesmo suceda este ano, a menos que hajam menos mesas de votos.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por causa da pandemia e da experiência de ontem nalgumas assembleias de voto, pode ser que alarguem o número de mesas.
      Beijinho e uma noite tranquila.

      Eliminar
  3. Pois, é um dilema. Preferi o voto antecipado, para evitar maiores ajuntamentos e, felizmente, na minha secção de voto, nem sequer havia fila.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Sabias palavras, o que não é urgente...pode esperar.

    ResponderEliminar