sábado, 27 de outubro de 2012

Almoço de curso em tempo de crise

Imagem da net

Éramos vinte e tal, hoje, no restaurante do Monte Aventino, nas Antas, num almoço de curso. Tínhamos entrado na Faculdade de Letras do Porto, no ano em que se deu o 25 de abril, para frequentar o Curso de Românicas.

Apesar de o encontro ser anual, para muitos era o reencontro após um longo período de tempo sem se verem.

Olha, estás na mesma! Já te reformaste? E os teus filhos estão bem? Já tens netos? Olha quem aí vem, lembras-te de como se chama? Recordo-me da cara mas já não me lembro do nome. Que pena o 2ª f já não estar entre nós. Coitado, como só ia às aulas à 2ª f nunca mais se livrou do nome. Do que me lembro melhor é de, no primeiro ano, o anfiteatro estar cheio. E o Vasco, com aquele ar de personagem do Eça. E o Mateus, sempre tão reservado, só falava nas aulas de Teoria da Literatura. Eles deixaram de vir ao encontro. Gostava de os ver. De certeza que estão mais gordos. O Vasco deve estar com a barbicha branca e o Mateus ainda estará interessado em dissecar a "fímbria da folha?"
Olha, não estás a conhecer? Está com o cabelo grisalho mas a cara não modificou. Ainda bem! Fartei-me de rir com as anedotas da Paula. E a Francisca, que trabalheira ela teve a organizar isto! E as fotografias que ela trouxe para todos. Estão tão giras. Que diferente que eu estou! Queria era ter o cabelo como tinha há cinco anos. Realmente o tempo não perdoa...

Lá fora, um sol manso de outono a aquecer as folhas avermelhadas que iam caindo, devagar. Algumas esvoaçavam pela brisa.
 E, depois do almoço, todos se ajeitaram para a fotografia de grupo. Afastem-se um pouco mais. Isso mesmo, aninhados como os jogadores de futebol. Assim vê-se melhor toda a gente. Ora vamos lá. Só mais uma. 

E falou-se muito, E reviveu-se. E houve muita troca de sorrisos. E muitas palavras descontraídas. No fim, todos se despediram até um dia destes. Que tinha sido muito bom. Que não faltariam na próxima.

O almoço foi mais concorrido do que nos anos anteriores. Será pelo facto de a amizade ser ainda mais urgente em tempos de crise?

3 comentários:

  1. Ai que esta imagem tem qualquer coisa de estranho! Muito estranho!
    Não que eu não gosto de azul! Mas o das letras é de outra tonalidade!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Olha que eu estava convencida que a tonalidade era esta! Seja como for, a cor azul é sempre linda. E, já agora, as Letras têm as suas cores próprias e não gosto é quando dizem: Letras são tretas!
    E eu, que gosto tanto do azul, até fico verde!
    Um beijinho
    M.

    ResponderEliminar