sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Notas dos dias que vivemos

 

Trigésimo sexto dia

 

Nota 1 e única em dia único para os investigadores e amantes do espaço. Ontem, pelas nove da noite, aqui em Portugal continental, uma sonda da Nasa chegou a Marte, o planeta vermelho. As amostras que irão ser recolhidas pelo robô, que pousou numa cratera, chegarão à terra em 2031, permitindo ver a evolução dos minerais e sinais de habitabilidade naquele planeta tão distante. Alguns canais de televisão iam divulgando imagens do momento, também de júbilo dos muitos cientistas que tornaram possível a viagem.


 A grande parte de nós, grande parte parte da comum Humanidade, continuará também, cá por baixo (ou ao lado, nem sei!) recolhendo amostras diárias dos sempre desejados sinais de vida. Sem deixar de olhar as estrelas (e não só), é claro!


6 comentários:

  1. Curioso, pela primeira vez pensei no que serei em 2031; talvez pó, cinza e nada. E, sendo alguma coisa, de que padeço então. 2031 é um ano que não me agrada muito. Suponho que existam ignotas razões para tal.
    Mais uma vez repito minha avó, "andam, andam, e ainda dão cabo do astro". Quem restar para ver, saberá que a habitabilidade não é possível. Mas sempre se aprende alguma coisa. Parec-me que, neste caso, a curiosidade científica é de um egoísmo a toda a prova.
    Bom dia, Maria.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Bea!
    Também me custa antever 2031. Sei lá onde estarei!!
    É engraçado que a minha mãe diz coisas semelhantes, como, por exemplo: 'Há muitas catástrofes porque os homens andam sempre a mexer nos astros'.
    Como sou mais nova (embora já não seja nova!) acho que não tem nada a ver, mas, de facto, se parte de tão grande investimento caísse cá na Terra, a habitabilidade do nosso planeta seria bem melhor.
    Boa e feliz sexta-feira.

    ResponderEliminar
  3. Se calhar quando regressar já não estarei, por cá Loool
    -
    Dedico meu brinde, ao verbo amar.
    -
    Beijo e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Realmente dez anos parece tanto tempo!!! Para os cientistas não será porque têm de trabalhar a longo prazo.
    Um beijinho e uma noite descansada!

    ResponderEliminar
  5. A primeira coisa que me ocorre dizer é: já estarei reformada!! Mas espero cá estar!
    As coisas do espaço nunca me interessaram, talvez por achar que não têm ajudado a melhorar a vida na terra.
    Enfim...

    Bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostava de cá estar, mesmo reformadíssima!!!
      Acho muito útil toda a ciência e investigação, seja no nosso planeta ou fora dele, mas há tanta coisa por fazer cá na terra!
      Um beijinho e bom sábado

      Eliminar