quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Notas dos dias que vivemos

 
Trigésimo quinto dia
 
 
Nota 1. Este ano, nem me lembrei que era Carnaval. Também não sou muito chocarreira, mas acho piada a certas tradições do nosso país, sobretudo do interior. Fui um ano a Montalegre, numa 6a f, dia 13, à beira da semana do Carnaval, e diverti-me no meio dos folguedos com muitos chapéus e roupas de bruxas dentro. Trouxe de lá chás variados que davam para curar todos os males e maleitas da terra e já não sei se estavam incluídas as do céu. Nessa noite, o Padre Fontes (um dos principais impulsionadores daquelas atividades) mexia com grande colher de pau um enorme panelão, donde fumegava uma bebida que ele dizia ser punção mágica e que dava a provar aos mais destemidos que, a partir de certa altura, já eram quase todos.

 
Toquinho & Vinícius - Marcha da Quarta-feira de cinzas
 
Nota 2. Ontem foi 4ª f. de cinzas, tema  poeticamente tratado na canção que tem esta letra e que até parece referir-se à pandemia que vivemos: 

 'Marcha da 4ª feira de cinzas', de Vinicius de Moraes
 
Acabou nosso carnaval
Ninguém ouve cantar canções
Ninguém passa mais brincando feliz
E nos corações
Saudades e cinzas foi o que restou
 
Pelas ruas o que se vê
E uma gente que nem se vê
Que nem se sorri
Se beija e se abraça
E sai caminhando
Dançando e cantando cantigas de amor
 
E no entanto e preciso cantar
Mais que nunca e preciso cantar
E preciso cantar e alegrar a cidade
 
A tristeza que a gente tem
Qualquer dia vai se acabar
Todos vão sorrir
Voltou a esperança
E o povo que dança
Contente da vida feliz a cantar
Porque são tantas coisas azuis
E há tão grandes promessas… 
 
Nota 3. Também tenho recordações de 4ªs feiras de cinzas da minha infância, dias que começavam na igreja onde havia a unção da cinza que lembrava: 'És terra e em terra te hás de tornar' e não se podia comer carne nem tocar em objetos de Carnaval.  Eram as privações depois dos excessos (que, para muitos, de excesso não tinham nada, bem pelo contrário). 
 
Nota 4. O FCP venceu a Juventus,
Vitória em que não acreditei.
E fiquei muito contente
porque a jogar também estava
quem do mundo da bola é Rei! 



 

8 comentários:

  1. https://carruagem23.blogspot.com/2021/02/dizem-que-e-dia-de-carnaval.html
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Pois era tal qual, 4ª feira de cinzas, dia de jejum e abstinência (aprendi agora que não se podiam tocar objectos carnavalescos). E, havendo missa, impunham-se as cinzas e saíamos da igreja com a testa mascarrada em cruz, "lembra-te homem que és pó e ao pó hás-de tornar". Mas tudo isso foi há tanto tempo que me parece outro mundo, impressão não totalmente destituída de razão.
    Gostei da vitória do Porto. Torço sempre pelos portugueses em jogos internacionais. Mas o autocarro da Juventus era lindo. No final, o discurso do treinador da Juventus também me agradou, não armou em queixinhas. Acho que o Porto vai suar as estopinhas na Itália. Ai deixa...
    E, como metade do Portugal que pensa nisso, vaticino que o Benfica hoje vai perder. Mas também me agradava que ganhasse. Jorge Jesus tem que limpar a aura, está um bocado para o embaciado.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se era só em minha casa, mas recordo-me que, por exemplo, já não podíamos brincar com os restos de serpentinas (dizíamos rolos), porque era demasiado pagão em tempo de quaresma!
    Mas, sim, já foi há tanto tempo que até parece que foi noutra vida!
    Eu torço sempre pelo Porto e de forma emocional, porque, desde pequena, toda a família era azul. Porém, não entendo quase nada de futebol, mas acho piada a certas reações às vitórias ou às derrotas. E também acho graça ao modo de falar de Jorge Jesus, embora ache que tem melhorado e que dá menos pontapés na gramática.
    Uma noite descansada.

    ResponderEliminar
  4. Este ano também nem me lembrava do Carnaval se não fosse a TV. Também não aprecio.
    Não sendo Portista, parabenizo os Portistas!
    -
    Pára tudo... Nasceu a Princesa...
    -
    Beijo e uma excelente noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cidália. Este ano, há muitas coisas que parecem passar-nos ao lado. Confiemos em dias melhores.
      Um beijinho e um dia bom.

      Eliminar
  5. Gostei imenso das recordações da Sexta-feira 13, do tema musical escolhido, e principalmente da vitória do FCP em que também não acreditava.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  6. Olá, Elvira. Oxalá que na próxima continue a correr bem. Vamos torcer para que isso aconteça.
    Um beijinho e um dia tranquilo.

    ResponderEliminar