terça-feira, 13 de outubro de 2020

Deve ser mesmo bom!

 

O texto que partilho sobre um livro de Javier Marías vem no Expresso Curto de hoje.

Do autor, li  Berta Isla e adorei (pus um post sobre esta obra

 no passado dia 8 de maio).


 

 "Os enamoramentos", de Javier Marías

"Luísa e Miguel pareciam formar o casal perfeito. Maria observava-os todas as manhãs a tomar o pequeno-almoço no mesmo café que também frequentava. Não os conhecia, mas via-os falar e rir, a uma hora em que ninguém tem tempo ou cabeça para nada, e menos ainda para romance ou gargalhadas.

Conversavam como se tivessem acabado de se conhecer e não como se se deitassem e acordassem na mesma cama há anos, se tivessem arranjado à pressa na mesma casa de banho e corressem para deixar os filhos na escola antes de sair para o trabalho. Vê-los diariamente pela manhã, mesmo que nunca com eles tivesse trocado uma palavra, tornava melhores os dias de Maria. Ofereciam-lhe uma visão de harmonia e de entrega que lhe fazia encarar a vida com mais otimismo. Até à manhã em que deixou de os ver. O desencontro repetiu-se durante dias até descobrir que Miguel fora brutalmente assassinado no meio da rua, num crime desprovido de sentido perpetrado por um sem-abrigo que aparentemente perdera a razão.

Não cheguei ainda à parte em que é revelada a verdade sobre a tragédia, mas a história vai muito além do mistério. Eleito o melhor livro do ano em Espanha em 2011, no mesmo ano em que Javier Marías ganhou o Prémio Literário Europeu, "Os enamoramentos" é, sobretudo, um livro sobre o amor e a perda.

Depois de Coração Tão Branco e Berta Isla, é a terceira obra que leio de Marías, considerado o melhor escritor espanhol da atualidade e eterno candidato ao Nobel. Como os outros, está tão bem escrito que só nos faz desejar que o dia tivesse mais horas para nos podermos perder na leitura".

 Joana Pereira Bastos in Expresso Curto de hoje

2 comentários:

  1. Se eu ler o livro, acrescento mais alguma coisa.
    Melhor seria se alguém quisesse partilhar a sua leitura.
    Um beijinho
    M.

    ResponderEliminar