terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Dunas


Há dias escrevi um pequeno texto sobre o Dunas, o nosso velho cão labrador. Dei-lhe o título: “Tal como eu”. Se o escrevesse hoje, infelizmente teria de pôr os verbos no passado. O Dunas partiu numa noite sem luar no início deste mês de Agosto.

Ficou(-me) a sua alegria segura e serena quando abanava a cauda bebendo água, vendo a comida, recebendo festas, tendo companhia, entrando no carro para ir passear...

O seu nome foi escolhido porque o pelo fazia lembrar dunas claras e macias. No verão, em Mindelo, gostava de correr na praia e subir as dunas. Sempre a abanar a cauda, sabia entregar-se - com certeza como qualquer cão - a momentos de felicidade simples e livre.

Quando era mais novo e estragava qualquer coisa, mostrava um olhar de arrependimento, baixando a cabeça e parecendo pedir desculpa. Era inteligente se é inteligência compreender os seres humanos e saber adaptar-se a eles.

Dava mais do que pedia. Sempre disponível e à espera que os donos chegassem. Entrando em casa, deitava-se na carpete da entrada, suspirava tranquilo e adormecia.

Perante a sua placidez, dizíamos muitas vezes: “meu bom cão”. Parecia não querer incomodar, apesar de gostar de conviver. Não sei se foi coincidência ou não, mas foi breve o tempo que antecedeu a partida.

Ao texto anterior sobre o Dunas dei o título “Tal como eu”. Corrijo agora: “ Melhor do que eu”.

4 comentários:

  1. O que está dito está dito, e o que está escrito escrito está: "Tal como eu".
    O Dunas continua fofinho na nossa memória, mesmo com aquela cauda que nos batia vigorosamente nas pernas, para que soubéssemos que estava feliz. E certamente estava-o por ter uma(s) dona(s) "Tal como tu (vós)".
    Outro beijinho e outro abraço, por extensão àquele dia em que houve 'mariscada', houve 'café', mas não houve 'espírito'.
    Melhores dias virão (para também falarmos da vida do Dunas).

    ResponderEliminar
  2. Sempre palavras boas e calorosas, Vítor.
    Também gosto de um bom e partilhado café. Para quando? Para quando?
    Um abraço
    DM

    ResponderEliminar
  3. Dodó,
    As palavras boas e calorosas são para quem as merece.
    O café vai ter de ficar para quando regressar. Agora estou de saída para Saïdia. Eh Eh!
    Abraços e beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Desejo-vos uma bela estadia. Espero ver fotografias, mostradas por vocês e no teu blogue: Carruagem 23.

    Boas férias!

    Beijinhos
    M.

    ResponderEliminar