sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Nome

Se eu fosse gramática, e pudesse escolher a classe das palavras, queria ser nome: próprio, comum, colectivo…

Mas nunca abstrato. Queria ser nome concreto. Embora saiba que há nomes mais ou menos abstratos. Ou mais ou menos concretos. Ou que às vezes são abstratos e outras vezes são concretos. É o caso de justiça, de amor, de reconhecimento… e tantos outros. Às vezes vêem-se e outras vezes esfumam-se de tão invisíveis.

Não gostava de ser pronome para não fazer sempre as vezes de. Seria menos eu para ser alguém que eu representaria. Também não gostava de ser adjectivo. É uma classe que dá jeito mas muitas vezes é poluidora.

Também não me importava nada de ser verbo. Pronunciado sem erro. Nem esses a mais por descuido, por desconhecimento, por analogia, por pressa, por falta de amor. No caso de ser verbo, queria ser um tempo simples, não composto. E de preferência do indicativo. Podia ser o presente ou o futuro. O passado tem muitos tempos e também diferentes modos. Demasiados até. Para conjugar todos os tempos do passado, é preciso ter presentes muitos desses tempos. E não dá jeito nenhum, porque se misturam com presente, confundindo-o.

Determinante também não queria ser. Costuma ser breve e é muito impositivo. Restringe como qualquer definição.

O advérbio tem um papel importante. Quando está presente, pode modificar. E em muitos casos para melhor. É como entrar para deixar marcas. Também tem a vantagem de não ser obrigatório. Tanto está como não está. Pode tirar-se ou voltar a pôr-se de novo.

Sim, vendo bem a gramática, prefiro o nome.

Por isso te chamo. Na chama das palavras em agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário