segunda-feira, 13 de abril de 2020

Senhor Presidente, por favor!

Senhor Presidente, queria fazer-lhe um pedido: não mande já fazer uma medalha para o Enfermeiro Luís, que tratou do Senhor Primeiro Ministro Boris Johnson, num hospital de Londres.
O Senhor Presidente deve estar a pensar que muitos portugueses falam dele e que fica bem chamá-lo ao palco, com pompa e fitas coloridas ao pescoço como mandam essas circunstâncias, para o medalhar, mas peço-lhe que não o faça.
Senhor Presidente, sou uma anónima cidadã, mas tenho algumas razões para lhe fazer este pedido e a convicção de que não sou só eu a pensar assim.
Se o Senhor Presidente me permite, aqui vão algumas:
O Senhor Presidente não pode cumprimentar, nem abraçar, nem tirar selfies com ele, porque o tempo é, e deve continuar a ser, de distanciamento social. Assim sendo, a cerimônia perde logo bastante piada e, na posteridade, será difícil demonstrar aos filhos que a medalha era mesmo merecida. A menos que a era de abraços que o Senhor Presidente tanto abraçava fique eternamente de quarentena ou entre em cuidados depressivos.
Por outro lado, Senhor Presidente, reconheço que o Enfermeiro Luís merece elogios, porque há evidências que tratou de forma exemplar uma pessoa, neste caso, o chefe do governo do Reino Unido, um país que já foi mais unido, mas isso merece outro tratamento.
Senhor Presidente, se medalhar o Enfermeiro Luís, terá de fazer o mesmo a todos os outros que, de forma igualmente competente e incansável, ajudaram e continuam a ajudar a salvar tanta gente em Portugal e não só. Mesmo sabendo que o seu nome nunca será anunciado nem o nome dos doentes conhecido.
Senhor Presidente, seria injusto premiar apenas um Enfermeiro, cujo nome aparece a toda a hora nas redes sociais e não só, mas sei que dar medalhas a todos os Enfermeiros seria impensável e muito dispendioso porque o país vai ficar economicamente mais fraco, depois desta pandemia.
Por isso, Senhor Presidente, sossegue, lembre-se que a sua idade é de risco. Por favor, não corra riscos desnecessários, porque, para além de se precipitar e de ser injusto,  mais dificilmente fica imune.
Todos sabemos que o Senhor Presidente quer o bem estar e a felicidade de todos os portugueses, mas não se deixe influenciar por figuras mediáticas poderosas, sejam elas penteadas ou despenteadas, estejam elas à frente ou na retaguarda dos países.
Se o Senhor Presidente já mandou fazer a medalha, guarde-a, por favor, porque o Enfermeiro Luís já teve uma grande recompensa. Muitos outros também já foram reconhecidos, felizmente, mas ninguém soube porque não deu na televisão.
Muita saúde, Senhor Presidente, e, pela sua saúde, pense também na nossa saúde mental.
Saudações cordiais.


Sem comentários:

Enviar um comentário