quarta-feira, 22 de abril de 2020

Um livro na quarentena


Já tinha começado a ler este romance (obrigada, Zá, pelo empréstimo) antes da quarentena, mas só agora o acabei. Tem mais de 500 páginas e é constituído por cartas de mulheres ligadas a Camões por diferentes laços, incluindo os maternais, expressos por Ana de Sá.
Quase todas as cartas revelam amor,  paixão, ciúme, saudade, desejo, admiração ...
Os textos são escritos por sete mulheres: Ana de Sá, Violante de Andrade, Catarina de Ataíde, Francisca de Aragão e também por aquelas que o Poeta vai conhecendo em terras aonde o levavam as navegações marítimas (Inês de Sousa (que, como é referido no epílogo, existiu apenas na imaginação da autora), Dinamene e Luísa Bárbara.
Assim, através das cartas, acompanhamos Camões nas suas viagens além-mar, a sua estada em terras distantes e o seu regresso a Lisboa. Tal como constam das cartas elementos da Lírica do Poeta e da sua Épica.
A autora, como ela refere no prefácio, viajou, durante dois meses, pelos lugares longínquos onde o Poeta viveu, escreveu, brigou, enfrentou perigos e despertou fortes paixões.
É interessante este romance histórico, de escrita viva e fluente, porque, apesar da ficção, permite conhecer melhor o autor de Os Lusíadas e muitos dos ambientes ligados à época dos Descobrimentos, assim como relevantes figuras históricas do século XVI.
No entanto, na minha opinião, o elevado número de cartas, quase noventa, causa um pouco de dispersão no leitor, ainda que seja notória a expressividade e beleza de muitas.

Tenho ainda na estante um monte de livros que queria ler durante a quarentena. Provavelmente, não terei tempo, mas, como o confinamento veio para durar, pode ser que, pelo menos, o volume diminua. Até que o vírus não mate!

2 comentários:

  1. Olá:- Imagino ser um livro/romance muito bonito e interessante de ler. Todo o livro que prende o leitor/a é sempre um livro maravilhoso. Esse, será certamente um desses livros
    .
    Votos de Um dia de fé

    ResponderEliminar