segunda-feira, 20 de abril de 2020

0k?

Hoje, vi o início do estudo em casa na RTP Memória. Tive curiosidade. A primeira aula foi dada por uma professora, bastante jovem, com boa voz e boa presença, que disse chamar-se Isa.
Como a aula se destinava ao primeiro ciclo, começou com uma história engraçada que morava num livro de ilustrações bem vistosas.
A partir do texto lido, construiu a sua aula sobre rimas, divisão silábica, etc.
E fê-lo muito bem, apesar de, com certeza, não estar habituada às câmaras da televisão e, por isso, estar um pouco nervosa, como disse no início da aula.
Pois bem, ao longo da sessão, e ao pretender estabelecer um diálogo com os miúdos, ainda que à distância, repetia vezes sem conta: ok?
Ora bem, pronto, ok, todos temos os nossos bordões, aquelas palavrinhas que, quase sem nos darmos conta, repetimos até à exaustão, e que só os outros ouvem.
Tive uma professora de História que dizia sempre 'os nossos amigos' a propósito de povos, de reis, de presidentes, etc. Muitos conteúdos eram perdidos para se tomar nota das vezes em que se ouvia  'os nossos amigos'.
Eu também tenho os meus apoios, é claro, e só deles me dei conta quando me disseram. A partir daí, passei a ouvi-los e a tentar evitá-los. Um deles era, e, se calhar, continua a ser, o 'ora bem'. E usarei outros bordões de linguagem, uns mais conscientes, outros menos.
Voltando à professora Isa, gostei também do modo como leu uma história de Luisa Ducla Soares, na aula a seguir e que era de Leitura. Claro que as histórias de Luisa Ducla Soares são tão boas que facilitam qualquer leitura.
Quando puder, vou continuar a ver. Ok?

4 comentários:

  1. Acho lamentável, que uma professora numa aula de Português utilize vezes sem conta a palavra ok. Chocante!

    ResponderEliminar
  2. :) com este texto até fiquei com vontade de ver, com OK e tudo :)
    um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Como também tentei dizer, a situação de dar uma aula em frente às câmaras causará nervosismo. Por outro lado, o ok já é bastante habitual. Com certeza que lhe dirão e a jovem professora passará a dizê-lo menos vezes.
    Um bom dia e muita saúde.
    M.

    ResponderEliminar