quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Sestinha


Enquanto ele fechava os olhinhos - as janelinhas, como lhe costumo dizer - eu entregava-me à suavidade do momento.
Observava-lhe os olhos que se iam brandamente fechando e eu abria a memória de momentos afins já passados.
Eu ia a dizer igualmente suaves, mas a suavidade antiga aparece embrulhada em mais agitada sofreguidão do tempo. Tantos afazeres. Tantas canseiras. Tantas cargas e descargas.
Oiço-o a respirar, a suspirar, a sugar a chupeta, no quarto com a luz do sol atenuada pela cortina clara.
Olho os objetos para aqui trazidos para que nada falte, incluindo sorrisos.
E a suavidade do momento vai-se prolongando na tarde. Suavizando também muitos dias do passado.
 

10 comentários:

  1. Há momentos assim, valiosos. Apagam a continuidade na linha do horizonte e enchem o presente de doçura, exaltam brandamente o mistério de viver. Este seu post lembrou-me aquele Poema de Torga que diz qualquer coisa como "A cena é muda e breve: num lameiro, um cordeiro a pastar ao de leve; embevecida, a mãe ovelha deixa de remoer; e a vida pára também a ver."
    Ver crescer é uma dádiva. Ou como ouvi numa série, "não há maior maravilha que um velho plantar árvores de cuja sombra nunca desfrutará". Acho bonito. Creio que é a nossa missão neste mundo, plantar árvores sem pensar na sombra, nos frutos ou nas flores que darão. Plantar árvores na vida dos outros.

    ResponderEliminar
  2. Cochilar também faz bem. Os pensamentos vão e vêm! :)
    -
    No silêncio do tempo...

    Beijos, e uma excelente noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E enquanto o meu neto dorme a sestinha, às vezes também cochilo, deixando cair o livro. E sabe bem.
      Um beijinho, Cidália.

      Eliminar
  3. Recordar é viver na saudade...
    -
    Beijos. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é bom recordar. Sobretudo os bons momentos. Os outros já vêm por si.
      Um beijinho

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Nunca fui muito de fazer a sesta, mas às vezes sabe mesmo bem.
      Um sábado feliz.

      Eliminar
  5. Este é o livro que me disse que ia lançar para crianças?
    Se sim onde posso comprá-lo?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  6. Olá, Elvira. Sim, no dia 4 de dezembro, foi apresentado o livro As Fadas do Bosque das Cores e das Estórias.
    Acho que ficou bonito e as ilustrações da Cristina Pinto são maravilhosas.
    Se o ler, oxalá goste e as suas crianças também.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Ah, desculpe mas esqueci-me de dizer que, está à venda, julgo, na Wook e na Almedina, pelo menos.

    ResponderEliminar