quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Bye, Mr Félix

 

Havia uma mulher de meia idade, muito magra, de cabelo desalinhado e grisalho e com longa saia preta. Tinha uma mochila na cadeira ao lado e bastantes papéis em cima da mesa onde ia escrevendo, como que acrescentando notas. Reparei nas mãos finas e compridas.

Um homem e uma mulher, ocupando uma mesa no meio da cafetaria, com um computador aberto, pareciam discutir negócios e, bem perto de mim, surpreendentemente, estava o mesmo homem que há umas horas eu tinha visto, de costas, e  a sair para atender o telefone.

Nem tinha dado conta que regressara e se sentara de novo. A estatura era alta, as costas largas e portentosas, o cabelo grisalho e farto. Sobre a mesa, havia um livro aberto e uma folha branca ao lado, com um desenho já esboçado. E, curioso, Félix, a personagem que me andava na mente e que eu parecia por vezes encontrar em figuras masculinas que comigo se cruzavam, também gostava de ler e de desenhar, fazendo-o muitas vezes em cafés. Tinha igualmente umas mãos largas e possantes.

Sorri para mim e, depois de beber o copo de água, voltei à leitura e a esquecer-me do que se passava à minha volta, não sem dizer de mim para mim, como habitualmente fazia nestes casos: Bye, Mr Félix.

Não sei muito bem quanto, mas algum tempo depois, ouvi o mesmo toque surdo do telemóvel que me fez despertar da leitura. Era do homem que estava sentado perto de mim e em quem, com certeza por fantasia literária, eu encontrava traços do “meu” Félix.

Desta vez, logo que o telefone tocou, como se estivesse à espera de uma chamada necessária ou urgente, o homem fechou de repente o livro,  guardou o desenho que  esboçara, pôs o saco a tiracolo e saiu, aparentemente para não voltar, falando com discrição ao telemóvel.

Enquanto se afastava, com o telefone no ouvido, sorriu e acenou à jovem que estava a servir as refeições ao balcão.

Foi então que a ouvi responder num tom sorridente e familiar:

- Bye, Mr Félix!

9 comentários:

  1. O falecido Félix da minha terra era dono de uma agência funerária e ia buscar o neto ao jardim de infância no carro funerário. Tinha outras particularidades que agora não interessam.
    Ora, de entre tantos Félix a fingir e a fazer de conta, a algum o nome havia de assentar. E ainda bem que a Maria o ouviu pronunciar. Já o Félix tem um rosto. Que, no resto, bem se assemelhava ao personagem. Há mesmo gente com cara de Félix, não é, Maria? Bom, o nosso tinha cara de fuinha, não dava com o nome. Paciência, a realidade é assim, teima em fugir às histórias. Uma palerma é o que ela é.
    Boa tarde. Gostei. Seja bem regressada às histórias. Escreva sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Obrigada, Bea. Para quando esse Félix nas suas histórias? Motivos não faltam. Já estou a imaginá-lo, na sua cara de fuinha, no carro de última viagem com o menino de vida em primeira viagem.
      Obrigada pelo apoio. Sim, escrevo, não tanto nem como gostaria, mas a leitura e a escrita lá estão sempre para dizerem 'Viva la vida'
      Um abracinho

      Eliminar
    2. Um dia que me apeteça conto a minha versão do Félix:))

      Eliminar
  2. Muito bem. Gostei bastante!! :))
    .
    Beijos. Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Acho que já lhe disse que aprecio as suas histórias. Gosto mesmo. Mas isso foi no ano passado, portanto agora reitero :)
    Esta história vai em crescendo, o leitor sente um certo suspense. Será que se vai render ao género do thriller, tão na moda na literatura actual?

    ResponderEliminar