sexta-feira, 12 de junho de 2020

Ó meu rico Santo António!


Comprei uma saia de roda
Para ir ao arraial
Mas tudo foi cancelado
Pela distância social
 
Ai que triste pandemia
Como chuva ou orvalhada
Levou o fogo e as brasas
Da bela sardinha assada

As bandeiras e os balões
Alegram-me o pensamento
Não o tapa esta máscara
Do nosso confinamento

Ó meu rico santo António
Vê se encontras maneira
De eu poder rir e chorar
Sem ter na cara a viseira


Já usei sabão e gel
Pra tudo desinfetar
Fica então sossegadinho
Sem sair do teu altar

Mas para o ano que vem
Vou pôr a saia rodada
Pode ser que a vacina
Já tenha sido inventada!



10 comentários:

  1. Poeticamente........MARAVILHOSO de ler

    Boa disposição poética que elogio e aplaudo

    Deixando uma 🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio
      Que sabe sempre muito bem
      Um bom dia de Santo António
      E muita alegria também!
      M.

      Eliminar
  2. Cá vai o meu contributo para este Santo António, com votos de muita saúde e amor.

    Não há desfile na Avenida
    Por causa da pandemia
    Nem marchas nem arraiais
    Nem fogo nem alegria

    Até comprei um balão
    Só que foi na Internet
    Apagou caiu ao chão
    Ó no que a gente se mete

    Para ter um manjerico
    Tive de andar numa fona
    Perfumou-me a casa toda
    Aqui não entra corona

    A Graça veio avisar
    Nada de ajuntamento
    Podeis comer as sardinhas
    Desde que em confinamento

    Ia deitar o balão
    Ao arraial de Aguiar
    Mas começou a chover
    Era o Santo a chorar

    Já tenho sete sardinhas
    Guardadas pró Joanito
    Vá lá diabo tecê-las
    E fazerem o manguito!

    Clémie

    ResponderEliminar
  3. Resposta maravilhosa,
    Melhor não podia ser:
    Amizade, imaginação
    E alegria de viver!

    Um abraço
    M.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Dê!
    Para ti o meu haikai acabadinho de colher:

    Pétala
    A
    L
    On
    G
    A
    D
    A

    Folha verde de papiro
    Navegante

    Lémina

    ResponderEliminar
  5. Que bonito. Obrigada.
    Um bom bom dia e muito inspirador.
    M.

    ResponderEliminar
  6. Bem haja a inspiração
    P`ra afastar a pandemia
    E que venha um S. João
    Com a mesma bonomia!

    Sem casamentos, nem marchas,
    Nem as demais diversões
    Em prol da saúde pública
    E do regresso às tradições!

    Bom S. António
    M.A.




    ResponderEliminar
  7. Obrigada. Belo comentário atual e necessário.
    Bom Santo António - com as restrições da nova normalidade, é claro.
    Um beijinho
    M.

    ResponderEliminar
  8. "Crónica" de uma publicação atribulada, a propósito:

    P`ra provar que não sou máquina
    Fui sujeita a um fadário
    E tudo pela ousadia
    De um simples comentário.

    Irritei-me e fui p`ra rua
    Desta feita, num fanico
    E no fim da caminhada
    Lá comprei um manjerico!

    De regresso, mais contente
    E com a saga na lembrança
    Imploro ao Santo António
    Por uma certa temperança:

    Ó meu rico Santo António
    Descansa, sem perder ritmo,
    E num gesto de bondade
    Ilumina o algoritmo!

    É que não há paciência
    P`ra tanto teste e testança
    Com imagens desfocadas
    Que minam a confiança

    Santo António está na hora
    Da ajuda à publicação
    Porque se a graça demora
    Eu deixo para o S. João!

    Bom S. António

    M.A.

    ResponderEliminar
  9. Fantástico. Teste de publicação superad(íssim)o! Sem ser preciso esperar pelo S. João!
    Obrigada pela paciência e pela criatividade!
    Um beijinho
    M.

    ResponderEliminar