sexta-feira, 20 de julho de 2012

O diário de Mariana


Querido diário,
20 de julho 2012
No próximo ano, já não devo ter a setora C. Para além de ser sempre fixe com toda a gente, via-se mesmo que gostava de dar aulas e de fazer atividades na escola. 

Eu conheço vários alunos que quiseram tirar o mesmo curso que ela, porque ela motivava mesmo. Dava valor ao que dizíamos, achava importante o que fazíamos, ensinava a fazer melhor quando tínhamos dificuldades... 

Sei lá, tanta coisa altamente de que me lembro. E agora tem de concorrer e se calhar vai mesmo para outra escola. Eu acho isso horrível. E ela uma vez disse que estava na escola há mais de vinte anos.

Quando chegava à aula, vinha sempre bem disposta. Eu, um dia, ganhei coragem e disse assim:
- Ó setora, você não tem problemas como toda a gente? Parece que anda sempre tão feliz!
E ela disse assim, sempre com um sorriso alegre:
-Ó Mariana, o você, neste caso, não condiz nada contigo. Já te esqueceste do que vos expliquei sobre as formas de tratamento?
- Desculpe, setora, mas esqueci-me. Vejo-a sempre contente e até fico curiosa.
- Claro, Mariana, que tenho problemas, mas gosto tanto de dar aulas que até os esqueço enquanto estou na escola.

Com isto, eu achei-a mais fixe ainda. Até me vêm as lágrimas aos olhos quando penso nisso. Eu não quero fazer de conta que sou o Calimero, mas acho que há coisas muito injustas. Por exemplo, a minha cadela foi atropelada e o condutor andou sempre. Às vezes, somos tão mal educados. Parece que ninguém se quer chatear e quer lá saber dos outros. Eu falo da Castanha porque ela já faz parte de nós, apesar de fazer estragos nas plantas, mas é por ser muito nova ainda.

Isto da setora C. poder sair da escola só por ser menos graduada não me sai da cabeça. É menos graduada mas estudou para ter um curso da Faculdade e tirou-o honestamente. Não é como aqueles políticos que fazem batota para terem cursos sem frequentarem as aulas, sem fazerem exames nem nada e ficam, ficam nos lugares como se tivessem pilhas duracel! Não há direito!

Não me conformo. Acho que somos todos um bocado totós. Eu falo por mim, mas acho que não sou só eu. E depois eles abusam e de que maneira. Acho que devia haver mais justiça.

Muitos abracinhos, querido diário.

Mariana

4 comentários:

  1. Querida Mariana,
    conheço alguém numa situação parecida com a setora C. Tempos difíceis estes!
    Se encontrares a setora C diz-lhe que a esperança é a última a morrer e que a caminhada da vida é bem mais fácil quando temos alguém com quem contar,como tu Mariana!
    Adorei o teu texto! Continua, não desistas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ai, setora, gostei tanto que me respondesse. Quem ler vê logo que eu disse a verdade. E não disse tudo, como dizer que a professora é muito bonita.
    Eu não gosto de dar graxa, mas acho que às vezes devíamos dar mais miminhos aos professores, porque nós, os alunos, também gostamos de os receber.
    Não perca então a esperança, querida setora, e pense sempre que tem muitos alunos a gostar de si.

    Mando-lhe muitos abracinhos como mando ao meu amigo
    diário.

    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Olá, Mariana!

    Eu também estive a falar com uma antiga colega que está na mesma situação da setora C. E depois de muito termos conversado e caminhado, o problema dela, quando soube que afinal até tinha lugar na escola, sabes qual foi? Sente-se mal e está muito revoltada. Pois, para ela ter horário, outra colega ficou sem alunos e vai ter de concorrer. Se o ministro não tivesse horário, queria ver o que ele fazia! Esta vida de professor!...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Querida fã,

    Pois, eu também acho que deve ser muito complicada a vida de professor. É por isso que é fixe quando os professores mostram amor naquilo que fazem. E eu sei que
    também é o seu caso.
    Eu às vezes falo com os meus colegas (e com o Gi, é claro) sobre os políticos, mas nunca ouvi ninguém dizer que acreditava neles. Eu também não, mas não devia ser assim e a culpa é todinha deles.
    Já nos professores as pessoas acreditam e é muito bem feito para eles!
    Um abracinho desta que também é sua fã.

    Mariana

    ResponderEliminar