sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Dois momentos da manhã de hoje

 

1. Atualmente, um dos meus prazeres é ouvir um podcast de que goste, enquanto me desloco de carro. Ainda hoje de manhã isso me aconteceu, na viagem até à 'minha' cidade com o mar ao fundo - Espinho.

Como não ia com pressa, ia sendo ultrapassada por outros carros, camionetas e camiões, embora tenha o cuidado de não estorvar quem não quer ou não pode perder tempo enquanto conduz.

E ia pensando que a vida com pequenos prazeres tem muito mais piada. É um direito tão importante como qualquer dever.

 

2. Na mesma manhã, soube de uma jovem mãe que anda à procura de casa porque teria de sair da atual à qual o senhorio destinara novas funções.  Procurou e, finalmente, encontrou uma casa cuja renda não excedia as suas posses. A família alegrou-se. O senhorio deu-lhe a chave. Ela fez uma limpeza ao apartamento e foi lá pondo alguns dos seus pertences. Estava feliz.

Chegou o dia combinado para a assinatura do contrato. Finalmente, poderia trazer o resto das coisas e a família ter mais descanso.

Logo de manhã, a jovem recebeu um telefonema apressado do novo senhorio. Tinha mudado de ideias. A reunião ficava sem efeito.


 

4 comentários:

  1. O mal da habitação Maria Dolores, é o Estado intrometer-se e mal entre senhorio e inquilino e ver neste sempre uma pobre vítima (que os há) e naquele sempre um capitalista explorador (que os há). Em vez de subsidiar as rendas querem que sejam os senhorios a fazer obra social e estes são obrigados a subir as rendas para valores impraticáveis.
    Quando durante vinte anos se pagava 40€ de renda congelada em Lisboa, ninguém reclamava...

    Da sua cidade à sua outra cidade ainda é longe...
    Bom entardecer Maria Dolores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joaquim
      Sim, o problema das rendas é muito grave para muita gente, porque estão muito altas e muitos ordenados são pequenos.
      A distância entre as duas cidades não é grande, é de uns trinta km. Em horas de pouco movimento, ir ouvindo um podcast que agrada, passa depressa.
      Em tempos, no carro, ouvia rádio, agora prefiro quase sempre um podcast, exceto na hora das notícias.
      'Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades'.
      Uma tarde boa e calma para si.

      Eliminar
  2. Bela reflexão. Bem curiosa.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, JJ. Espero que os 'Hiatus de Verão' (que aqui seriam de inverno!) estejam a correr muito bem.
      Um fim de semana feliz!

      Eliminar