segunda-feira, 9 de março de 2020

Mais palavras (e uma sugestão de viagem) sobre CINCO PALAVRAS de António Vieira, escrito por Manuel Maria

Publiquei o pequeno texto, que abaixo transcrevo, no dia 9 de março deste ano, a propósito da apresentação do último livro de Manuel Maria: Cinco Palavras de Antonio Vieira.
Apesar de termos trocado algumas mensagens, antes e depois da publicação do romance, ontem recebi um comentário do autor que logo publiquei. Como depois desse texto já postei bastantes, volto a publicá-lo agora para a sua visibilidade e do comentário.
Faço-o não pelo facto de ser para mim elogioso, mas por duas razões fundamentais:
- Quando Manuel Maria comunica, fá-lo de forma inteira e com convicção, tal como vive a amizade e pratica valores como o reconhecimento, etc., o que é de realçar.
- O romance é uma belíssima sugestão para os mais variados leitores.

Mais uma vez, Manuel Maria, o meu trabalho foi simples pelo prazer que a leitura me deu e por tudo que pude rever e aprender com a obra. E por todas as viagens que a leitura da obra proporciona.

'"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Sábado passado foi apresentado - por Dulce Raquel Neves, na Escola Secundária de Gondomar, onde o escritor trabalhou durante duas décadas - o novo romance de Manuel Maria: CINCO PALAVRAS de António Vieira, da Editora Lugar da Palavra.
Curiosamente, o título é formado por cinco palavras, tal como aconteceu na maioria das obras anteriores do autor.
Tive o privilégio de ler o livro antes de ser publicado e logo me apercebi do longo e aturado trabalho de investigação que foi necessário realizar para que a ficção funcionasse de forma séria e rigorosa.
Para além da sedução das histórias que são contadas, situadas no século XVII, em contexto de missões, descobertas, viagens, intercâmbios..., o exercício de escrita é também uma homenagem ao grande orador português. 
Vale a pena ler e dar a ler a obra aos alunos que estudam o Sermão de Santo António aos Peixes e a todos que querem saber mais sobre o pregador, a sua época e que gostam também de boas histórias com a nossa História dentro. E de cruzarem problemas e sentimentos que continuam a fazer parte da nossa vida e da nossa atualidade.

Sobre o encontro de sábado passado e sobre o livro, sugiro a entrada na Carruagem 23 de Vítor Oliveira http://carruagem23.blogspot.com/
Vão gostar da viagem. Melhor era impossível.



3 comentários:

  1. Muito obrigado, amiga.
    Viagem gratuita, para todos, nessa carruagem!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Mais um motivo para a excelente viagem!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado, Dolores!
    Antes de mais, a minha penitência pelo facto de só agora responder ao teu texto, mas, como também já disse ao Vítor Oliveira, na Carruagem 23, só agora compreendi o motivo pelo qual o Google não permitia a publicação dos meus comentários.
    Foi um privilégio o facto de teres aceitado ler o livro antes da sua publicação. As tuas observações e recomendações, tal como as das nossas amigas, cujos nomes também figuram no livro, foram particularmente pertinentes e serviram para que a obra final ficasse muito mais enriquecida, se é que nela alguma riqueza existe.
    Pela tua preciosíssima ajuda, o meu abraço de profunda gratidão.
    Que te mantenhas protegida e de boa saúde!
    Manuel Maria

    ResponderEliminar