quinta-feira, 19 de março de 2020

Eles merecem o nosso aplauso


Embora já não esteja no ativo, acompanho de perto o trabalho dos professores, através de amigos e familiares. 
Depois do recente fecho das escolas, pelos perigos de contágio do coronavírus em aglomerados, os professores continuam a desempenhar, em casa, múltiplas tarefas com e para os seus alunos, de acordo com as instruções do Ministério e da direção da escola onde exercem funções.
Através de plataformas e de meios eletrónicos, enviam tarefas sobre as matérias do programa, para os alunos realizarem em casa, podendo, assim, continuar a desenvolver e a aferir conhecimentos.
Esses trabalhos são depois corrigidos e reenviados aos alunos, com propostas para os melhorarem.
Para além disso, os professores corrigem testes, transmitem os dados através de plataformas, etc.
Trata-se de um trabalho quase invisível para muitos que não têm filhos em idade escolar, mas que é essencial. Sem ele, os jovens ficavam a saber menos. E, a nível mais imediato, sem essas tarefas, os jovens dificilmente aguentariam ficar em quarentena. E as famílias teriam muito mais dificuldade em retê-los em casa.
O trabalho dos professores cabe, portanto, no teletrabalho, mas com dezenas e dezenas de destinatários - que nem sempre dispõem dos meios informáticos necessários.
Ao longo desta pandemia, os profissionais de saúde têm tido o merecido e justo reconhecimento geral.
E muitos outros profissionais merecem também o nosso aplauso, porque permitem o acesso a bens essenciais, sem os quais esta crise seria insuportável.
Os professores, a trabalharem nas suas casas, com e para os alunos à distância, estão também a prestar um serviço essencial ao país, a nível imediato e também a longo prazo.
Por isso, os profissionais da Educação, nomeadamente os professores, merecem o nosso justo aplauso.

2 comentários:

  1. Adoro as tuas escritas, assim como as tuas estórias. Bem hajas

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Orlanda. Este pequeno texto é também para ti/para vocês que estás/que estão em casa a trabalhar para e pelos alunos - trabalho que nem sempre é reconhecido, e que merece um grande aplauso. Sem ele, esta pandemia seria ainda mais grave.
    Um beijinho
    M.

    ResponderEliminar