terça-feira, 6 de novembro de 2012

Estamos de Acordo!

Hoje, estive com duas colegas a fazer uma sessão de formação sobre o Novo Acordo Ortográfico para profissionais de um Centro de Saúde de Gondomar. Foi uma experiência muito interessante. Para além da partilha de conhecimentos, foi bom ver o Centro de Saúde "por dentro". Os profissionais - funcionários administrativos - tinham-se inscrito para saberem usar corretamente as novas regras de ortografia. 

Vimos que "injeção" se escreve apenas com um "c" porque o outro que existia não se lê e por isso desaparece; que "bactéria" mantém o "c" porque esta consoante é pronunciada; "veem", tal como "descreem" e "leem" já não necessita de acento; que o verbo "pôr" o mantém, mas "para", tal como "polo" deixa de o ter; que "heroico" não tem acento gráfico por ser palavra grave e com o ditongo "oi", mas que herói não perde o acento porque é aguda, apesar de o ditongo também lá estar; que anti-higiénico se escreve com hífen porque o segundo elemento da palavra começa por "h"; que "micro-ondas" se escreve com hífen porque "micro" termina com a mesma vogal que inicia "ondas"; que microestrutura se escreve tudo junto porque "micro" se escreve com uma vogal e o resto da palavra começa por vogal diferente; que "hei de" deixa de ter hífen; que os meses, tal como as estações, passam a escrever-se com letra minúscula...

E, no final, já fora da sala soalheira, onde decorreu  a participada sessão, também se falou de um rastreio ao cancro de pele, levado a cabo pelo Centro de Saúde com a colaboração direta de alunos da Escola Secundária de Gondomar. E a satisfação da Coordenadora da ACES era grande ao reconhecer a utilidade desse trabalho para a qualidade de vida da população. Seria dado feed-back aos alunos e professoras dinamizadoras, como reconhecimento de um serviço prestado, graciosamente, à Comunidade.

De facto, muitas vezes, só quando estamos "por dentro" é que tomamos conhecimento de ações importantes que se desenvolvem perto de nós, mas que, muitas vezes, nos passam ao lado.

Assim, entrámos no Centro de Saúde para falar do Novo Acordo Ortográfico, saindo a referir a importância de trabalhos desenvolvidos por muitas pessoas e sem os quais as populações seriam mais pobres a nível social, educativo, cultural...

O bem-estar de todos deverá ser cada vez mais uma preocupação comum. E nisso, julgo que todos estamos de Acordo.


Sem comentários:

Enviar um comentário