domingo, 11 de novembro de 2012

Diário de Mariana


 Domingo, 11 de novembro 2012
 Querido diário,

A minha mãe anda a aprender inglês. Inscreveu-se num instituto com outras amigas. Quando ela me disse, eu fiquei a olhar para ela, porque, de repente, imaginei uma professora mais nova do que a minha mãe a ditar o homework e a perguntar se perceberam bem, mas durou pouco o que eu pensei. A minha mãe estava contente depois da primeira aula e disse-me assim: ó Mariana, ainda sei tantos verbos e tanta gramática e pôs-se a dizer: to be, was, been; to go, went, gone; to like, liked, liked…

Achei o máximo, mas como sou sincera, disse assim: ó mãe, mas se falares com alguém em Inglês, não vais dizer os verbos, pois não, tens de saber mais vocabulário. De repente, pensei que ela ia levar a mal, mas não, até me disse: tens razão, Mariana, é por isso que eu ando nas aulas de inglês. Eu acho que, às vezes, quando as pessoas envelhecem ficam mais fixes. Outras, não.

Eu, por acaso, acho que é fixe quando se quer aprender mais, mesmo quando se é um bocado cota. Assim, as pessoas até parecem mais felizes e bem dispostas e não falam só de tristezas e de doenças. E assim falam de coisas boas com entusiasmo e com pica. Eu tenho uma tia que anda na Universidade Sénior e até parece mais nova e mais bonita.

Eu também tenho alguns setores assim, que dizem que aprender é bom e vê-se mesmo que põem isso em prática. Já não gosto muito quando dizem isso para não dizerem diretamente que somos ignorantes. Há dias um setor estava a tomar café no bar da escola e eu, por acaso, ouvi o que ele disse: “a grande maioria dos alunos só ouve poesia nas aulas, por isso, esses momentos são muito importantes”. Eu sei que fui um bocado cusca porque pus-me a ouvir sem ele saber, mas achei altamente.

Estou a olhar pela janela e o dia está mesmo bonito. Também já bastou a chuva de ontem. Está bom tempo, mas vou ficar em casa. Tenho tantos trabalhos de casa para fazer. Ai, ai, mas tenho ao menos de ir de vez em quando ao quintal. Quero ver a Castanha toda contente, a correr como uma tolinha. De contente, é claro.

Muitos abracinhos

Mariana

4 comentários:

  1. Well done, Mariana!
    Keep on going with your english studies, but don't forget Portuguese is one of the most complicated but suggestive languages in the world.
    English is fine but Portuguese is mine! (Should you say!)
    See you!

    ResponderEliminar
  2. Eu aprendo Inglês na escola, é claro, tio Vítor, e a minha mãe também anda a prender num Instituto. Estou mesmo a ver que me vai perguntar coisas. Se for como com o computador...
    Eu bem gostava de lhe responder em Inglês, mas, se calhar, dava erros. Para além disso, eu gosto muito de Português. Estou a ver é que quando acabar o curso, lá terei de emigrar como fazem muitos. Por isso, o melhor é agarrar-me aos "english studies".

    Abracinho
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Gosto dessa tua mãe!
    Sempre disposta a aprender. É por isso que faz parte do "meu clube".
    Se ela perguntar, dá-lhe sempre uma dica. Temos sempre que aprender com todos. Boa? E podes tentar sempre em inglês. Se errares, lembra-te que aprendemos (e muito) com os erros. Até na vida quanto mais na escola!
    Não penses muito no futuro, lembra-te alguma coisa do passado e faz do presente o passo que te levará adiante, sempre adiante. Se tiveres que chegar a outro país, vais passar a saber por ti própria como o tempo se repete e o que é a "diáspora portuguesa" (Já estou a imaginar a tua cara! Isso... vai ao Dicionário!).
    E nem tudo tem que ser necessariamente mau.
    Have a nice week! Enjoy every day as if it is the first one for your happiness!
    Kisses and hugs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tio Vítor, estamos sempre a aprender consigo.
      A minha mãe diz muitas vezes que é muito bom aprender e até fazer os trabalhos de casa. Eu nem sempre concordo, mas, no fundo, também acho que sim. Às vezes, dá é muito trabalho.
      Eu não penso muito no futuro porque por aquilo que vejo, a gente tem é de viver o presente da melhor maneira. Por exemplo, escrever o meu diário ajuda-me a ser feliz e assim sigo mais segura para o meu futuro (esta está fixe, não acha?)
      Tinha já ouvido falar de "diáspora", mas não sei muito bem o que é. Vou ver daqui a bocadinho, porque acho altamente aprender palavras novas. Também gosto de aprender em línguas diferentes.
      Um abracinho
      Mariana

      Eliminar