segunda-feira, 16 de maio de 2022

Hoje...

 

 Hoje levantei-me cedo. Como quase sempre. 

Abri as janelas e fiz café. Como quase sempre.

Olhei os livros que quero ler. Como quase sempre.

Comi um restinho de doce com o café com leite. Adoça-me a manhã comer um pouco de doce de manhã.

Vi o meu neto descer as escadas pela mão da mãe. À luz da manhã, sorri-lhe e chamei-lhe 'meu sol'.

Ontem, ouvi os ais de minha mãe. As pernas não querem andar, a cabeça dói, os ouvidos não ouvem, os olhos não veem... 

Que desgosto já não ser quem era... Valha-me Nossa Senhora! 

Mãe, eu também já não ando como andava, já não oiço como ouvia...

Mãe, lembre-se de coisas bonitas. Que as há, mãe.

Pois, mas não tenho o teu pai e não posso ir regar as flores.

Mãe, a chuva já as regou.  

Mas há vasos que estão cobertos. Eu dantes aproveitava a água da chuva, mas agora ninguém se lembra.

Mãe, valha-me também Nossa Senhora.


11 comentários:

  1. Emocionante de ler. Que saudades tenho da minha mãe.
    .
    Cumprimentos, alegria e poesia.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Compreendo, Ricardo, apesar destes instantâneos, sei que, se a vida seguir o seu curso normal (embora nem sempre aconteça), terei saudades da minha mãe. Até dos seus ais.
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Ontem, hoje e amanhã.
    Mãe é inesquecível

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Sinto-me grata por ter ainda a minha mãe a falar, a recordar, etc.

      Eliminar
  4. Gostei especialmente do "Mãe, valha-me também Nossa Senhora". Doentes e velhos não são sempre pessoas afáveis e gratas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas ficam sempre aqueles traços que, uns dias mais, uns dias menos, vamos seguindo.

      Eliminar
  5. Tudo se perde. Tudo passa...Um texto saudoso!
    -
    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  6. Mas também muita coisa fica, Cidália. Felizmente.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Amiga Dolores, será a buso da minha parte pedir-lhe que veja o Spam?
    Ontem, ou antes de ontem, deixei aqui um comentário e não o vejo publicado... :( Obrigada.

    Abraços

    Janita

    ResponderEliminar
  8. Vou ver, Janita.
    Com todo o gosto. os seus comentários são sempre tão bem-vindos!
    Abraços também

    ResponderEliminar
  9. Com muita pena minha, não encontro o comentário. Posso pedir-lhe que mo mande outra vez?
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar