sábado, 21 de maio de 2022

Não queria nada que trovejasse, mas...

 

Hoje tinha planos diferentes, mas, vendo as previsões do tempo, altero-os. Prevê-se trovoada e o acender do céu e o rebentar dos trovões faz-me mudar logo de ideias. Se posso, é claro.

Também tenho coisas para organizar, como descascar favas, varrer folhas, plantar um girassol que uma amiga me deu, etc.

O mar fica para quando o céu se desanuviar. 

Aproveitarei para acabar de ler o livro de Isabel Alves Pereira, A força do Amor, dedicado também ao seu Amor de longos anos e que lhe deu filhos e netos. São textos em prosa e poesia que ela foi escrevendo ao longo da vida e que, reformada, organizou em livro. Não sei é se nalguns deles fala de trovoada. Os nossos medos, apesar de poderem ser semelhantes, são também diferentes.

Pois bem, vou ficar para organizar as coisas da casa, incluindo a cesta de favas para descascar. Pode ser que, na simplicidade boa do ato, me venha ideia melhor do que a que acabo de tecer. Mas isso não são favas contadas.

Um bom dia de sábado!

 

14 comentários:

  1. Gosto muito de favas guisadas. Não tanto de sopa de favas mas como. Parece que são trovoadas secas o que é muito perigoso para os incêndios.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de favas, do sabor e do cheirinho na cozinha enquanto estão no fogão.
      Pois, os incêndios são outro perigo. Pode ser que alguma chuva os evite.
      Bom fim de semana também.

      Eliminar
  2. Bom sábado
    Entretanto se trovejar diga a oração da St. Bárbara .

    JR

    ResponderEliminar
  3. Uma amiga, há bastante tempo, deu-me uma medalhinha com a St. Bárbara. Anda comigo na carteira. Hei de perguntar a oração à minha mãe. Ela deve saber. Já a ouvi várias vezes, mas nunca a fixei.

    ResponderEliminar
  4. Eu ouvia e rezeia tantas vezes que nunca mais a esqueci

    ResponderEliminar
  5. E o Joaquim dizia a oração por medo da trovoada ou por hábito?

    ResponderEliminar
  6. Boa noite
    Era miúdo e na altura nem sei bem o motivo, mas a minha mãe rezava e nós éramos obrigados a fazer o mesmo.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era o que se passava comigo. Estávamos às escuras, o que tornava tudo mais tenebroso. O que vale é que o meu avô ia dizendo: vai passar, os trovões já estão mais longe. Era o momento mais esperado e redentor.

      Eliminar
  7. E eu que nasci antes de tempo por causa de um raio, fico sempre muito nervosa com a trovoada.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, querida Elvira, a trovoada também a trouxe para a vida. Para a sua mãe, é que não deve ter sido nada fácil.
      E, do que me lembro, antigamente as trovoadas eram mais fortes.
      Um beijinho e um domingo muito calmo e feliz.

      Eliminar
  8. A esta hora tardia já as favas estão prontas para a panela:). E a trovoada passou. Ficam as palavras, não é mesmo?
    Bom Domingo

    ResponderEliminar
  9. É, Bea, e as palavras sabem ainda melhor do que favas. Obrigada. As favas são para congelar. Tive de as apanhar porque estavam maduras.
    Um domingo com momentos muito bons.

    ResponderEliminar
  10. Desde que me conheço que há duas coisas que detesto: trovoada e favas!! Estas últimas ainda as vou conseguindo 'tragar' em puré, na sopa. De resto, venham elas contadas e disfarçadas, com chouriços vários, que nem mesmo assim, vão à minha mesa.

    Bom domingo e um forte abraço, Mª Dolores.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia, Janita
    Sempre gostei das coisas do quintal, mas as favas também não são das minhas preferidas, lá isso é verdade, embora as coma, de preferência sem a casca. E como convém aproveitar o que se pode, lá ficam elas, congeladinhas, enquanto não vão para a panela.
    Um bom dia e outro abraço, querida Janita.

    ResponderEliminar