quinta-feira, 19 de maio de 2022

Há anjos e anjos, disse eu (e não é novidade)!

 

Para esta edição de Anjos, da Editora Lugar da Palavra, o editor convidou três autoras para escreverem um pequeno texto para figurar no interior do livro e contracapa. Li todos os textos (prosa e poesia) e surgiram-me as palavras que hoje partilho. 

Um bom dia e que os anjos da terra e do céu não desistam de brilhar.

 

Há anjos e anjos!

Nesta coletânea, cuja edição merece elogio, existem figuras celestiais que assumem várias funções: guiam, guardam, protegem, trazem a paz, recordam espaços e tempos felizes, celebram a vontade livre de voar...

Porém, mesmo etéreos, estes seres conhecem o sofrimento, a tristeza, a desilusão, a queda... em paralelo com a esperança, a ternura, a dedicação, a amizade, a alegria, o amor...

 Por outro lado, também são anjos as pessoas reais que amamos e nos amam, que ajudam, respeitam, animam, aliviam as dores, embelezam e melhoram a vida à sua volta...

Também nesta obra coletiva não falta o sentido de humor. Até os anjos, com ou sem asas, saberão que o sorriso abre caminhos de empatia.

Inerente ao título, Anjos da prosa e da poesia, a palavra "asas" vai pousando, naturalmente, em diferentes textos; com o atual ruído da "guerra" a fazer-se ouvir e a palavra "mar" a surgir com muita frequência. Não fosse esta coletânea um mergulho redentor em ondas de humanidade às quais mais de meia centena de autores soube dar forma, procurando a sua felicidade e a dos outros, de mão dada com o amor e respeito pelas palavras.

 Há anjos com grandes asas que não fariam melhor.

 



2 comentários:

  1. Eu até pensava que os anjos de grandes asas não escreviam; que talvez nem tivessem aprendido isso de ler e escrever. Anjo de asa grande é um guardador de gente.
    Mas os anjos humanos, esses sim, escrevem. Coisa de que o livro em causa faz boa prova, pois não é?

    ResponderEliminar
  2. Olá, Bea.
    Gostei de 'Anjo de asa grande é um guardador de gente'. Bonito.
    As coletâneas, como esta, são um modo de partilhar o gosto pela escrita e os textos que se vão produzindo também com gosto.
    Quando me referia aos anjos de grandes asas, falava das pessoas que escrevem apoiadas por grandes editoras.
    Uma boa tarde de sexta-feira, Bea, com certeza com muito calor.

    ResponderEliminar