sábado, 31 de julho de 2021

Tirar o dia para si. Leia-se para mim

 

Hoje resolvi tirar o dia para mim, sem tirar o carro da garagem. Levantei-me cedo e o pequeno almoço foi o do costume, mas talvez mais devagar. Reforcei a caneca do café várias vezes e a minha compota de framboesa no pão escuro soube-me bem.

Fui regar o jardim e o quintal. Já não o fazia há uns dias. À hora em que o sol aquece menos, tenho tido outras coisas para fazer. Não sei se mais importantes, mas que, para mim, tinham de ser feitas. Neste momento, as plantas estarão a saborear a frescura da água que lhes dei a beber pela fresca.

Depois a mangueira deu sinais de o precioso líquido ter esgotado por umas horas. Desliguei o interrutor. Descansa, recupera o fresco alento, pensei eu. Hoje não te canso mais. Mereces o descanso. Sei que amanhã voltarás, água do meu poço tão antigo e tão presente. E cada vez mais necessário.

Agora escrevo as minhas coisas, que serão pequenas, mas que sem elas a minha vida não seria a mesma coisa. E não me posso queixar. Isso seria uma afronta e desrespeito para tanta gente com tanta carência e tanto sofrimento. 

E também quero ler. Avançar nas páginas do livro que ando a ler de Afonso Cruz - um escritor-poeta-ilustrador-músico... De corpo grande e largo. E também o sorriso. Parece quase ingénuo, mas não é de certeza. Deve é conhecer verdades que muitos desconhecem.

Também a mim - eu que não sou nada disso (a não ser no corpo) - já me chamaram lírica várias vezes. E também ingénua. Se calhar, até sou, embora ache que não sou, mas, neste momento, não estou preocupada em pensar se o sou ou não sou.

Pronto, estou a tirar o dia para mim. Tirar um dia para si também pode saber bem.

Bom sábado e que seja um sábado que a todos saiba bem. 

 

 

8 comentários:

  1. Ao sábado é dia de faxina. Complicado tirar um dia só para mim. Bem gostava, e merecia!:)
    .
    Embriagado...pela solidão dos dias.
    .
    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Afonso Cruz é também um fazedor de vinhos, ou cerveja artesanal ou aguardentes, qualquer coisa destas que não sei precisar. É um bom escritor e muito empático (já o li, mas o resto é por ouvir dizer).
    Divirta-se no seu dia, a fazer o que seja. Oiço Zaz que é rapariga de voz original e alegre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sim, mais essa função. Meu Deus, tanto talento numa pessoa só!
      Fui ao google recordar Zaz e dei logo com o maravilhoso 'Sous le ciel de Paris'. Que bom haver estas músicas para matar saudades e para 'voar' até lá.
      Boas músicas, Bea.

      Eliminar
  3. Imagino que lhe saberia bem, Cidália. Também é bom ficar com a casa limpinha. Eu acabei por fazer arrumações, o que também arruma a cabeça.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Todos os dias são úteis e precisos Maria Dolores. Se não houvessem dias cansativos, não daríamos o devido valor aos dias que tiramos só para nós.
    Desejo que tenha um final de tarde de final de Julho ameno e cheio.

    ResponderEliminar
  5. É bem verdade, Joaquim. Os meus dias já foram bem mais cansativos, embora goste de estar ativa. Ao meu ritmo, se possível.
    Que a última tarde de julho esteja também a ser calma e tranquila para si.

    ResponderEliminar
  6. Há anos que não consigo tirar um dia inteiro só para mim. Mas vou tirando uns bocadinhos ao dia.

    Aproveite bem os seus dias!
    Beijinhos:))

    ResponderEliminar
  7. E há tanta gente assim. Mulheres sobretudo. E às vezes apetecia tanto. Pelo menos o tal bocadinho ao dia já vai sabendo bem.
    Beijinhos, Isabel.

    ResponderEliminar