quarta-feira, 12 de maio de 2021

A rapariga do desenho e os outros

Um dia fui a um pequenino restaurante bio da rua de Cedofeita, no Porto. Não me recordo do nome, mas lembro-me que vi lá uma jovem a desenhar num pequeno caderno. Não queria ser indiscreta, mas reparei que tinha uma caixinha aberta sobre a mesa com diferentes lápis e o traço era fino. Achei bonita a atenção que dedicava ao desenho. Talvez olhasse e desenhasse o que via pela janela, ou qualquer ponto da pequena sala.

Fixei a imagem e julgo que, se voltar lá, vou-me lembrar desse momento e não só das iguarias.

Vem isto a propósito  do programa 'Sociedade Civil', que começa às 2 da tarde, no canal 2, hoje dedicado aos tempos livres. Numa das peças mostradas, falava-se de um grupo que promove atividades ao ar livre, para todas as idades. O objetivo é desenhar a partir do que se observa. Têm o blogue

http://urbansketchers-portugal.blogspot.com/

em que mostram os trabalhos que os participantes vão realizando. Eu, que não tenho jeito nenhum para desenhar, achei muito boa a ideia. Julgo que o núcleo é em Lisboa. Não sei se há noutros sítios, mas é caso para dizer que, se não há, devia haver.

Fui ver o blogue e, no primeiro post de hoje, mostram uma proposta de desenho e um dos trabalhos:

'O desafio era inspirarmo-nos no universo da banda desenhada e usarmos apenas 2 cores. E foi desta que desenhei as andorinhas e o caracol :-)'

E lembrei-me de novo da rapariga do desenho no pequeno restaurante bio do Porto. Muito melhor do que ver a imagem repetida, em tudo que é lugar, do telemóvel a ser dedilhado.

 

10 comentários:

  1. Louvo e elogio o seu trabalho. Sou um artista, passe a imodéstia a ... não saber desenhar nada, lol
    .
    Abraço virtual
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Eu também gostaria de desenhar, mas...
    Uma boa noite.

    ResponderEliminar
  3. Acho que ficaram super bem. Vou seguir o link

    ResponderEliminar
  4. Sou um desastre em desenho. Nem me atrevo a tentar...
    E talvez seja por isso que fico deslumbrado sempre que vejo alguém que sabe desenhar ou pintar.
    Continuação de boa semana, amiga Maria Dolores.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comigo, Jaime, passa-se exatamente o mesmo!!!
      Abraço e bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Boa tarde minha querida amiga. Confesso que não sou muito bom em desenho, tenho uma sobrinha que é a maior desenhista da família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, Luiz, deve ser bem bonito vê-la desenhar. Aprecio imenso quem o faz. Também tenho pessoas na família que gostam de o fazer de várias formas.
      Abraço e bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Não sei desenhar, nunca soube. Mas digo como o Ricardo, parabéns, os seus desenhos fazem sensação (diz-se "fazer sensação"? soa mal).

    ResponderEliminar
  7. Desculpe, Bea, os meus? Não sou meus, apenas partilhei excertos do blogue. Mas, realmente, foi falha minha não ter completado o excerto.
    Gosto muito de desenhos, mas não sei desenhar nada. Vou retificar o meu erro. O seu a seu dono!
    Agradeço imenso, Bea.

    ResponderEliminar