quinta-feira, 17 de abril de 2014

Desafio com água e frutos


Mário Cláudio, na Comunidade de Leitores, em Serralves, sugeriu a escrita de um texto, em 10/15 minutos, convocando as frases/ideias seguintes, apresentadas por dois dos presentes:
- Pensar com os pés dentro de água.
- Apanhar frutos da árvore e saboreá-los no momento.

 O curso tinha o tema: “Os prazeres e os dias”.

O que escrevi:
Fui ao quintal ver se ainda havia laranjas. Tinham ficado duas no cimo da laranjeira. Não lhes chegava. Desdenhei-as, então, como a raposa fez com as uvas que pendiam da videira e que só o seu olhar alcançava.
Queria apanhar frutos da árvore e saboreá-los no momento e as únicas possibilidades estavam mais perto do céu do que das minhas mãos.
Desisti do intento. Entrei em casa e pus-me a pensar com os pés dentro de água. Não, pensar não é estar doente dos olhos, mas queria sentir os frutos em vez de simplesmente os olhar.
De madrugada chegarão os pássaros. A essas horas, a bacia de água, onde amacio os pés, ganhará a dimensão do mar. Ou não.
Porque também há sonhos que se sonham frios.

6 comentários:

  1. Quem me dera lá estar !
    aqui vai: ( estou a dar uma aula hehehehe)
    Mariposa
    Sofro de ansiedade crónica. Há anos que só consigo relaxar na piscina. Mal tiro os chinelos e os pés pousam na água inicio uma elevação da alma. Elevação da alma não é mais do que sair do corpo e voar. Acreditem que só me falta a capa de super mulher…. Todos os desafios que no dia-a-dia me fazem suar , são encarados como uma brisa de ar prazenteira. Quando estou a voltar para o meu corpo ( depois de vinte piscinas no estilo mariposa) fica-me na memória a última imagem. Hoje, estive com o Tom Sawyer em cima de uma árvore a abanar as pernas e a comer uma maça, ontem_______ acabei o voo, na tabacaria com o Álvaro de Campos e saboreava um chocolate. Enfim__ ora traça_ ora mariposa.

    ResponderEliminar
  2. Espetacular, Carlota-Louise. Continua a nadar, a encontrar belos frutos das árvores e a escrever.

    Beijinhos
    M.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito dos dois textos, daquele que está no post e do que está no comentário em cima.
    Boa Páscoa.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gábi. Boa Páscoa também.

      Temos sentido a tua falta em Serralves!

      beijinhos
      M.

      Eliminar
  4. ou a ganhar juízo ! sorriso com um beijo

    ResponderEliminar
  5. Que tal? Eu tinha razão e olha que Redonda (a Gábi) escreve muito bem!

    beijinhos
    M.

    ResponderEliminar