quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O café do Fernando


Embora o frequente em muitos dias de verão, não sei ao certo o nome do café-esplanada, em Mindelo. Julgo que poucos o saberão. Para todos é o café do Fernando. 

O espaço foi ganhando o nome do dono, que tem presença discreta, apesar de (julgo eu) conhecer bem a maioria dos clientes. Muitos já frequentam o café  há muitos anos. E não só no verão, mas também nos domingos frios e chuvosos  de outono ou inverno em que as mãos se aquecem na chávena do café, tomado junto à janela larga, com vidros em pequenos quadrados, donde se avistam os rochedos e espuma das vagas.

Em frente, espraia-se o mar – tantas vezes sereno e outras tantas bem revoltoso. Fora da esplanada, existe outra esplanada para os dias calmos e sem vento.

Ir ao Fernando é quase um ritual para os habitués da praia: para o café, para estar, para ficar, para ler, para saborear um pregos tenro e suculento…

Mesmo ao lado, existe outra esplanada. A paisagem é semelhante, mas a principal diferença é que está quase sempre vazia, ao contrário da do Fernando que está quase sempre cheia, a menos que o vento do norte sopre e imponha que as mesas fiquem vazias.

Um dos prazeres de alguns dias de verão é ir ao Fernando durante a tarde e comer tremoços, amendoins com um fino ou uma lambreta.

Também isto o Fernando saberá, com certeza, embora esteja quase sempre a trabalhar do lado de dentro do café, onde são visíveis imagens bem azuis do FCP.

O café do Fernando é um pequeno porto que ajuda a celebrar o tempo que dura tão bela estação.

2 comentários:

  1. Ai, e não é que amanhã vou ao café do Fernando, ou se quisermos em bom francês, Chez Fernando!

    E vou recuperar o tempo perdido, parando (n)o tempo que se quer bom!

    beijinho
    IA

    PS: E assim parece que, chez Fernando, o verão acontece ao longo do ano!

    ResponderEliminar
  2. Sim, nos últimos dias, a esplanada do Fernando tem estado com uma apetitosa claridade.
    Como não bela sem senão, tem havido algumas moscas. Será do fim do verão ou porque a perfeição é inacessível?
    Bom sol!
    Um beijinho
    M.

    ResponderEliminar