sábado, 17 de agosto de 2013

Impressões sobre um filme

Fui ver “Gaiola dourada” e gostei do que vi e ouvi. É um filme bem disposto.

O título, francamente, não me agrada muito, mas, apesar de ser importante, não é o essencial.

Já muito se terá dito sobre o filme, o que facilita a vida a quem não é crítico/a de cinema. Assim sendo, refiro alguns aspetos que me ficaram.

Gostei particularmente das personagens representadas por Rita Blanco e Maria Vieira. A primeira mostra a dedicação à profissão de porteira, em França, assumida com amorosa verdade e dignidade. A segunda é a presença cómica que quase sempre existe nos grandes grupos. A porteira revela mais sensatez, apesar de alguns exageros como no jantar que oferece aos pais do futuro genro, francês, apresentando-se de vestido comprido e servindo requintado prato que a ninguém apetecia.  Rosa (Maria Vieira) é o nosso lado brejeiro, a alegre topa-a-tudo que torna coloridos e desenrascados os ambientes.

Achei pertinente a inclusão no filme de confusões que se fazem quando não se conhece bem a localização geográfica do país e se tem apenas uma noção vaga de factos culturais ou históricos. A francesa, mulher do patrão de José (Joaquim de Almeida), marido de Maria, diz palavras em espanhol, querendo ser simpática e mostrar que conhecia a língua portuguesa; oferece túlipas aos pais da futura nora, julgando serem as flores da Revolução de Abril…

A vozearia no convívio dos portugueses, em grupo, incluindo palavras da língua materna em frases ditas em francês será um bom retrato de uma comunidade que vive muitos dos problemas e alegrias em comum. Até uma prodigiosa herança que marcará o regresso a Portugal, depois de muitas peripécias e dúvidas, porque também no país de acolhimento se criam raízes.

Confesso que nunca imaginaria o final da história numa belíssima quinta do Douro com paisagens de fazer parar o olhar por socalcos e meandros impossíveis de desenhar.

Acabado o filme, recebi até ao fim a música sempre encantatória de Rodrigo Leão.

Era notório que havia muitos emigrantes na sala – pelos comentários que se ouviam. Não sei, porém, se eram eles que se riam mais ao longo do filme. Um happy-end assim não seria nada mau, embora, para muitos, só seja visível num mágico ecrã.

Gostei da dedicatória do realizador (Ruben Alves): À mes parents.

Cartaz do Filme

2 comentários:

  1. Não sei se te deram um bacalhauzinho (a lembrar "Les Deux Morues"), como no dia de estreia. O meu já está "congelado na Carruagem": http://carruagem23.blogspot.pt/2013/08/a-la-francaise-pois-entao-com-muito-de.html
    Beijinho e continuação de boas férias.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Não, não me deram nada. Vi o filme no Mar-Shopping, na semana passada. No dia da estreia devem ter dado tréguas à crise.
    Mas, mesmo a seco, há no filme coisas engraçadas. O projeto "Les deux morues" é uma delas.

    Beijinhos e continuação de uns bons dias de descanso

    M.

    ResponderEliminar