sábado, 25 de maio de 2013

Bocejar e espreguiçar-se nas aulas



Alguns alunos do Ensino Secundário bocejam e espreguiçam-se nas aulas. Se tal acontecesse só nas minhas, eu ficaria ainda mais preocupada, mas julgo que não é, a avaliar pelas conversas que os professores vão tendo uns com os outros. 
Se a aula é às 8.30, estão com sono porque tiveram de se levantar cedo; se é ao meio-dia, estão com fome e já cansados; se é às dez horas, não percebem o trabalho porque tiveram teste e não houve tempo de fazer o tê pê cê…
Claro que nem todos os alunos são assim. E o que é certo é que, nos casos que conheço, os horários escolares são bons, ocupando apenas a manhã.
Querendo ser otimista, acredito que o tempo irá fazer com que estes jovens mudem de atitude; sendo mais realista, interrogo-me sobre os caminhos que estão a ser preparados e seguidos.
Quando tomam conhecimento da falta de estudo dos seus filhos, os pais mostram quase sempre preocupação e com a mesma expressão concluem que não conseguem influenciá-los, no sentido de se interessarem mais e de terem comportamentos adequados.
Ah, e os que bocejam e que se espreguiçam nas aulas também sacodem a mão de cansaço quando escrevem mais do que cinco linhas.
Claro que não são todos assim, mas por causa deles os heróis são menos heróis. Ou mais ainda?

Sem comentários:

Enviar um comentário