domingo, 5 de maio de 2013

Mães que…




Atenção, isto não é poema, 
mas elas mereciam que o fosse!

… vêm à escola


Elas chegam à escola
Receosas
Do que vão ouvir
Ou não
Ou dizer
Ou não
Entram e perguntam
Pelo diretor de turma
(Quase sempre diretora de turma)
Sentam-se e parecem-se com os filhos
Ou com as filhas
Riem-se do mesmo modo
Falam do mesmo modo
Queixam-se do mesmo modo
Respondem do mesmo modo
E algumas sorriem
Contentes
Respirando fundo amor!

Mas às vezes são diferentes
E dizemos:
Nem parece mãe e filho
Ou filha
Às vezes contam coisas
Complicadas
E pedem segredo
E compreensão
Outras vezes,  dizem que estão sós
- Tenho de ser mãe e pai
Ao mesmo tempo!
O pai até se esquece que tem filhos!
Se ao menos ele arranjasse trabalho!

E acham caras as visitas de estudo
- mas quero que vá, porque eu faço o que posso
Não quero que lhe falte nada.
Eu sei que estuda pouco!
E todos os dias lhe digo: estuda!
Só mais tarde vai dar valor!
E tem-se portado bem?
Eu bem lhe digo!
Qualquer dia,
Tiro-lhe o computador!
Diz-me que está a estudar
Mas eu acho que não está!
Também acho que anda triste.
Diz que não sabe que curso quer seguir
Ou se quer continuar a estudar.
E os que sabem também andam preocupados!
Digo-lhe todos os dias:
Esforça-te que é o melhor para ti!
E sabe uma coisa, senhora professora?
Enquanto digo, acredito!
Acredite!

Sem comentários:

Enviar um comentário