sábado, 16 de junho de 2012

Passei no Porto e já cheirava a S. João!

Mangerico
Imagem da net

S. João, também és ponte;
És vida sempre em viagem.
De junho és horizonte
E ao verão vens dar passagem.

S. João,  és mangerico,
Alho porro, erva cidreira
E também o martelinho
A dar cor à barulheira!

S. João, diz-me o que pensas
Deste mundo sem paixões;
De quase tudo descrente
Menos de vãs ilusões!

S. João, pelo teu poder,
Que na tradição perdura,
Sem à cunha recorrer,
Torna a Vida menos dura!

S. João, na minha infância,
Eu pedia um tostãozinho,
Prà cascata sem elegância,
E deitava-o num pratinho!

Devagar vai o autocarro
Pela manhã ou tardinha,
Mas a crise a toda a hora
Apanha (quase) todos depressinha.

Se eu tivesse o teu poder,
Gostava de viajar
No interior do ser humano
Para o mal poder travar.

S. João, que és tão alegre,
Reduz a nossa tristeza;
Ajuda a descobrir
Maravilhas da Beleza!

Ó meu rico S. João,
Vou-te fazer um pedido:
Encontrar a direção
Pra quem anda tão perdido!



     Na festa do S. João,
     Que tudo vos saiba a mar,
     Com boa sardinha no pão
      Como barco a navegar!



1 comentário:

  1. Pois é, o S. João folião está a chegar e com ele achas que a chuva vai voltar? Espero bem que não, neste Junho sem tino, ora chove ora faz sol. Belas rimas as tuas.

    Aqui vai uma, mais feia por certo, mas muito terra a terra, a culpa é do Gasparzinho, fantasminha,nada camarada,mas muito esperto:

    Oh meu S. João do Porto
    Vem p'ra rua , sê tripeiro
    Olha bem para o povo
    E aumenta o seu dinheiro

    Bom S. João com sardinhas e balão!
    CS

    ResponderEliminar