sexta-feira, 2 de julho de 2021

Na cidade com mar ao fundo

 

Fui à cidade com mar ao fundo

Onde se ouvem pregões:

'Sardinha do nosso mari',

grita-se a plenos pulmões.


E a voz da peixeira

apregoava o seu cabaz;

eu invejava aquela força

de que gostava  ser capaz!


Estava eu a pensar nisto

e então que vejo eu?

No carro, havia uma multa

e um furo no pneu.


Eu ouvia a apregoar

a frescura do belo pescado,

mas, como ia eu mudar

aquele pneu furado?

 

Uma cidade em obras

que gosta bem de multar!

Podiam compreender

como é difícil estacionar.

 

Mas se pago o seguro

que dele tire vantagem.

Por isso pedi ajuda

à assistência em viagem.

 

Logo hoje que queria 

ir ao fundo ver o mar,

tive de estar à espera

que o pneu viessem mudar.

 

E enquanto esperava,

eu ia pra mim pensando:

a gente pensa uma coisa

mas faz outra mais urgente

porque assim é o nosso mundo;

o que vale é que o mar,

mesmo sem apregoar,

continua lá ao fundo!

 

20 comentários:

  1. Bom dia
    Poema muito bem concebido , com um pouco de sentido de humor e tambem muito actual .
    Uma viagem que lhe mexeu no orçamento mensal com certeza .
    Bom fim de semana .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!
    Sim, não é nada agradável deparar com uma multa e um pneu furado.
    A cidade de Espinho anda toda em obras, por isso há quem diga que não passam multas, mas passam mesmo. O incómodo de tantas obras ao mesmo tempo é que não está a passar.
    Oxalá fique uma cidade ainda mais bonita.
    Bom fim de semana também para si. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Moro a quinze minutos de Espinho, uma cidade que adoro mas já não vou lá á muito precisamente devido às obras.

      JR

      Eliminar
    2. Se calhar, a autarquia tem toda a razão em fazê-las, mas tudo ao mesmo tempo é que não é nada cómodo. E eu falo como visitante. Que fará quem lá mora ou lá trabalha.

      Eliminar
  3. É muito raro dois azares baterem à porta ao mesmo tempo. Mas também há quem diga que não há duas sem três. Por isso, muito cuidado...
    Um poema muito bem construído, magnífico. Gostei imenso.
    Bom fim de semana, amiga Maria Dolores.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Jaime. Tão generoso. Os versos são bem simples. Espero que a terceira tenha ficado por não ver o mar!!!
      Um abraço e bom fim de semana

      Eliminar
  4. Decerto que não foi multado. Caso fosse não estaria (penso eu...) com esse brilhante e poético sentido de humor, lol
    Gostei muito destas quadras vadias.
    .
    Bom fim de semana … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Ricardo. Um pouco de humor e alguma calma dão uma ajudinha! Tento pôr isto em prática. Que remédio! O resto veio por acréscimo. É simples mas alivia um bocadinho.
    Bom fim de semana também.
    Outro abraço

    ResponderEliminar
  6. E, neste caso, é pra dizer:
    Nunca um azar vem sozinho
    A intenção de umas horas de lazer
    Foi adiada, bem como o belo peixinho.

    Gostei muito deste seu texto poético, Dolores, pois conseguiu, em verso, disse tudo e tão bem como o diria em prosa.
    Uma maravilha! Adorei. :-)

    Beijinho, bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que Janita tão amiga e simpática. E com rimas e tudo. Obrigada.
      Um beijinho e um fim de semana mesmo bom.

      Eliminar
  7. Não sabia que era poetisa! Bem... na realidade não sabia que era ou deixava de ser. Sendo eu um incansável leitor, tenho a grave lacuna de ler muito pouco poesia. Sei que aos dezassete anos descobri Fernando Pessoa e fiquei tão maravilhado que tenho sempre andado à volta dele, ou seja, ofuscou completamente o meu eventual interesse na procura de outros poetas.
    A poesia tem para mim um inconveniente, que é o de, se se der o caso de não a perceber, de não captar a sua essência, torna-se para mim intragável, o que raramente acontece com os prosadores e ensaístas. Por vezes com os filósofos também tenho essa sensação desagradável, mas esses pertencem a outra categoria...
    Desculpe a extensão do comentário, para a próxima prometo ser breve ou mais conciso. Bom fim-de-semana Maria Dolores.
    PS: conheço muito mal Espinho, mas já me disseram que é terra bonita.

    ResponderEliminar
  8. Olá, Joaquim.
    Começo pelo fim. Sim,acho Espinho uma bonita cidade, com um belo passadiço junto ao mar, ruas planas, bom peixe, etc.
    Quanto a ser poetisa, ahahah, isto é só uma coisinha, não é poesia.
    Também não sabia da sua preferência por FP. Também gosto. Se não me engano, hoje os alunos do 12ºano, no seu exame de Português, tiveram um texto de Alberto Caeiro.
    Leio mais prosa do que poesia, e gosto sobretudo da poesia ligada ao quotidiano.
    Como vê, a minha resposta também não é muito curta.
    Bom fim de semana, Joaquim.

    ResponderEliminar
  9. Ora mesmo assim, deu para poetizar, e que bem que o fez. Eu não conseguiria mudar um pneu!:)
    -
    Nem todas as palavras são de amor
    -
    Beijos, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu fui capaz, Cidália. Nunca o fiz, apesar de ter carta de condução há imensos anos.
      A Assistência em viagem pode ajudar, aliás como lhe compete.
      Um beijinho e bom fim de semana feliz.

      Eliminar
  10. Boa, Maria. Ignorava estes dotes de versificação (põe-se uma palavra comprida e fazer versos fica logo outra coisa).
    Os nossos planos são antecipados futuros que a vida sopra e desfaz quando e como quer.
    Espero que o pneu furado tenha sido só para rimar. Se não, a assistência em viagem tem de servir para alguma coisa, não é?:).
    Bom fim-de-semana, Maria.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada, Bea, mas estas coisas são muito simples, embora me deem prazer, é claro. O 'jeitinho' para as quadras veio-me da minha mãe.
    Quanto aos planos, podemos, de facto, fazê-los. Se se cumprem ou não, isso já é outra coisa.
    Não, Bea, foi mesmo um furo no pneu. E ainda bem que me avisaram, de outro modo, pegava no carro sem sequer reparar.
    Bom fim de semana, Bea, e bom descanso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, certa vez furei um pneu durante a viagem e passei quase 5km a pensar que a automotora vinha atrás de mim (a estrada era paralela à via férrea); só me intrigava que ela nunca mais me ultrapassasse, eu abrandava e ela devia fazer o mesmo porque não conseguia vê-la.
      Lamento pelo furo (e ainda uma multa; bolas, há dias em que melhor seria não sair de casa), mudança de planos:)
      Boa noite, Maria.

      Eliminar
    2. A mim, poderia acontecer perfeitamente o mesmo, Bea!
      Fiquei muito contente de alguém que passava me ter avisado; de outro modo, se calhar, andava um bom bocado com o carro assim e o prejuízo era bem maior.
      Sim, há dias com peripécias engraçadas, outras não têm mesmo piada nenhuma! Enfin, c'est la vie.
      Bom domingo, Bea.

      Eliminar
  12. Gostei de ler. Nós fazemos umas contas e a vida, o destino ou lá o que seja, troca-nos as voltas.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Se troca, Elvira, mas se são coisitas assim, nada mau!
    Outro abraço, Elvira, e um domingo muito bom.

    ResponderEliminar