sexta-feira, 16 de julho de 2021

O apartamento - o frango assado

 

Vivíamos há coisa de um ou dois anos no apartamento, quando vimos que havia obras na loja do rés do chão. Naquela altura, a palavra condomínio ainda não era usada. Pelo menos, eu não a conhecia. Em breve, apareceu um anúncio bem vistoso: uma churrascaria. Que bom, dissemos nós. Quando quisermos, temos o jantar pronto. É só descer as escadas. 

Em breve, já havia frangos a assar na brasa. Picantezinhos e bons. Só que o estado de graça dos ditos durou pouco tempo, isto é, deixámos de lhes achar graça e deixou de ser alternativa para o jantar. É que o cheiro e o fumo entravam por todo o lado. Ah, e o ruído vagabundo de um exaustor bastante mal amanhado.

Queixei-me. O melhor é arranjarem um sistema para o cheiro e o fumo não se espalharem nem haver tanto ruído. Está tudo como manda a lei, respondiam-me. Ele era cheiro a frango na casa, ele era cheiro a frango na roupa a secar, ele era cheiro a frango por todo o lado. Nos dias mais quentes, se estávamos em casa, quase virávamos assados como os frangos, porque não podíamos abrir portas nem  janelas.

Havia, porém, um dia, pouco amado habitualmente, mas que era bem-vindo: a segunda-feira - o dia de folga da churrascaria.

Já lá não vivo há muitos anos, a churrascaria existe ainda com os mesmos donos e vejo que se modernizou. Felizmente. E já lá tenho ido comprar frango de vez em quando, mas só o consegui fazer muito tempo depois de lá ter saído.

 

8 comentários:

  1. Essa casa era um martírio para viver e fazer lar, não era, Maria?
    Havia a urgência de mudar. Digo eu, que abomino mudanças, mas nesse caso...

    ResponderEliminar
  2. Também as abomino. Depois que saí de lá, sempre vivi na mesma casa.
    Sim, de facto, não era bom morar lá. É bom quando se pode ir para um lugar melhor. Muita gente não o pode fazer, o que deve ser muito triste.
    Um dia com muitas alegrias, Bea, ainda que com muito calor.

    ResponderEliminar
  3. Tem o seu lado bom e o lado mau. O bom de estar ao "virar da esquina" por outra, os ruidos, cheiros e afins. Que vive por cima ou ao lado de cafés nunca tem descanso!:)
    -
    Momentos de lúcida reflexão
    -
    Beijo, e um excelente fim de semana..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, imagino que não. E às vezes não compensa ter esses produtos assim perto de nós, por causa dos cheiros e dos ruídos.
      Um beijinho, Cidália

      Eliminar
  4. Uma história contada com saber e realismo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Justine. Um bom fim de semana com momentos/percursos inspiradores.

      Eliminar
  5. Hoje em dia existem sistemas de puxar o fumo até ao cimo do prédio embora quem more por cima tenha (quase) sempre esse problema super desagradável. Comer frango assado sim. Estar sempre a cheirá-lo não. lol
    .
    Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, há agora sistemas mais perfeitos e a fiscalização também é (aparentemente) mais eficaz. Gosto muito de sentir que se tem feito bastante para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida.
      Feliz fim de semana, Ricardo.

      Eliminar