sábado, 24 de julho de 2021

'BEMBOM'

Bem Bom (2021)


Vi o filme BEMBOM, estreado recentemente, sobre as DOCE, a famosa girlband portuguesa dos anos oitenta. Dentro do género, achei engraçado, vivo. Contando a história da formação da banda, levanta problemas como  questões de género, mentiras sensacionalistas, entre outros.

E estão lá canções que estão no ouvido de muitos de nós, em gravações das vozes originais das DOCE, com interpretação de quatro atrizes que, na minha modesta opinião, vestiram muito bem o seu papel, não lhes faltando alegre energia. São elas: Bárbara Branco, Lia Carvalho, Ana Marta Ferreira e Carolina Carvalho.

Também aparecem no filme figuras do espetáculo muito conhecidas naquela época: Tó Zé Brito, Mike Sergeant, o costureiro Zé Carlos, etc.

Talvez não seja um filme para voltar a ver. Permite, no entanto, (re)conhecer hábitos dos idos anos oitenta, compreender a vida daquele grupo - tão ousado e tão popular - e relembrar músicas que podem trazer boas memórias para muitos, o que também não deixa de ser doce. E bem bom.

Realização: Patrícia Sequeira

Argumento: Cucha Carvalheiro e Filipa Martins. 

 

Passou, no início desta tarde, uma entrevista de Inês Maria Menezes, no programa 'Fala com ela', da Antena 1, com a realizadora do filme: Patrícia Sequeira. Vale a pena ouvir na RTP play.

As DOCE no original:

 

As atrizes que as interpretam:

11 comentários:

  1. O que mais gostei nelas foram as performances. Gostava de as ver em palco tão metamorfoseadas, eram uma novidade. Além do mais eram bonitas e de boa figura. Mas sempre pensei que não cantavam nada de jeito e até me parecia que não acertavam assim tanto umas com as outras. Convenci-me mesmo que o cenário das canções era melhor que as próprias. Não havia quem não gostasse de as ver. Eram uma boa surpresa. Ficam o filme e a nossa memória a recordar essa poeira atmosférica.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.
    Recordo-me que na altura espantavam-me de tão ousadas que eram em palco. No filme veem-se algumas desarmonias entre elas e também a nível de vozes. Vê-se também que as roupas mais atrevidas não tinham logo aceitação por parte delas.
    Eu nem me lembrava que o grupo tinha durado apenas uns 5 anos, mas seria difícil aguentar aquele ritmo durante muito tempo.
    Bom sábado, Bea.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Independentemente de cantarem bem ou não , ficam com certeza para a historia da musica Portuguesa. Deram um novo alento á nossa musica .

    JR

    ResponderEliminar
  4. Isso, sem dúvida, Joaquim, e estes marcos são importantes porque dão uma cor alegre ao nosso dia a dia.
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
  5. Gostava de ver o filme. Obrigada pela partilha:))

    --
    A teimosia que me define ...
    -
    Desejando um excelente fim de semana. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei e fica-se com vontade de cantarolar aquelas músicas.
      Um beijinho, Cidália.

      Eliminar
  6. As Doce, um conjunto feminino que marcou uma época..
    .
    Feliz fim de semana
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto, porque houve outros grupos que caíram no esquecimento. Este continua vivo na memória de quem viveu esses tempos.
      Bom fim de tarde de domingo, Ricardo.

      Eliminar
  7. Sem dúvida que foi Bem-Bom, este reviver de uma Banda pioneira no género, cá pelo nosso burgo, trazendo à ribalta este filme revivalista. Gostei muito quando vi na TV e adorei que a Dolores tenha escrito este post.


    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  8. Que bom, Janita. Achei piada ao filme e sabe bem ouvir aquelas músicas. As atrizes são todas despachadas e mostram bem que as Doce originais não tiveram vida fácil. Os preconceitos eram ainda maiores.
    Um beijinho, Janita, e bom restinho de domingo.

    ResponderEliminar