quinta-feira, 22 de julho de 2021

O homem da gasolina

  

Vou com frequência a uma bomba de gasolina onde há um funcionário que põe o combustível, recebe o dinheiro, tem máquina multibanco à mão, passa o recibo, enquanto o cliente fica sentadinho no carro a fazer essas operações. 

Ora, nessa bomba de gasolina, há sempre alguns carros em fila de espera, como esteve o meu nesse dia.

Como estava parada à espera, fui observando que o funcionário não parecia muito satisfeito com o que estava a fazer. Ou com a vida, não sei. Era a primeira vez que o via naquele posto de abastecimento. Punha o combustível a correr na garganta do carro e entrava na loja para logo depois sair.  Eu não podia ouvir o que dizia aos clientes, mas parecia-me ser parco em palavras. Deve ser antipático ou estar de mau humor, pensei eu.

Bom, chegou à minha vez. Logo que ouvi aquela voz das bombas de gasolina: 'você pediu gasolina simples', chegou uma rapariga com um café, dizendo-lhe que ia pô-lo na loja com o pires por cima para não arrefecer.

Compreendi, então, que, coitado, o funcionário ia almoçando ao mesmo tempo que vendia o combustível. Daí as constantes entradas e saídas. Ah, parecia discreto e foi muito simpático. 

Às vezes, as lentes da distância desfocam a realidade, levando-nos a formular juízos sem juízo nenhum.


17 comentários:

  1. Bom dia
    Pela ultima frase , chegou a uma conclusão séria , coisa que nem todos o fazem.
    um bem haja .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Joaquim. É caso para dizer: tem dias!!!
      Um bom dia para si.

      Eliminar
  2. Ou, "as aparências iludem", Maria. Nem sempre o que parece, é. Os funcionários da bomba onde vou são uma simpatia. Gosto especialmente de um cinquentão que usa gel e uma espécie de crista e é de uma boa disposição a todo o pano. Claro que pode ser aparência e em casa ser um desnaturado brigão, mas, nesse caso, sou muito grata à aparência. No cso, o que ele me mostra é o que importa:).

    ResponderEliminar
  3. Mesmo. Sobretudo a crista deve ser engraçada. Perto de mim, há uma bomba de gasolina onde trabalha uma rapariga, com uns olhos muito bem pintados, que já sabe que não gosto de pôr a gasolina. Sai do cubículo para me ajudar, diz que apanha ar e estica as pernas e temos sempre alguma coisa para dizer, nem que seja a propósito do tempo.
    Um dia bom, Bea.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dantes eu também não gostava de meter gasolina, mas era porque não sabia. Um dia pedi a um garoto das bombas que parece-me já fecharam para me ensinar. Porque há coisas que é mais prático saber. Também já pedi ao da crista para me ensinar a ver a pressão dos pneus, mas estão sempre pessoas e ele não pode deixar o posto. Portanto...

      Eliminar
    2. Pôr a gasolina eu sei, mas fico com o cheiro entranhado nas mãos, ou deixo pingar... Resultado, prefiro ir às bombas com esse serviço.
      Ver a pressão dos pneus é que nunca fiz. Mas aprecio imenso quem o faz.

      Eliminar
  4. Ora muito bem. Adorei o texto :))
    --
    No despertar da melancolia...
    -
    Beijo. Votos de um dia feliz.

    ResponderEliminar
  5. Um dia também muito feliz para si, Cidália.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. É bem verdade Maria Dolores, quem vê caras não vê corações. Que o diga o nosso desventurado Elmano Sadino, que muitos consideram o maior poeta português (depois de Camões) e que se manteve tão ignorado no valor, como caluniado nos seus actos.
    Repare que por vezes os astros também não ajudam; quem começa com uma infância infeliz, o pai preso quando ele tinha seis anos e na cadeia durante seis anos, a mãe falecida quando tinha quase nove, possivelmente ferido por um amor não correspondido, assentou praça como voluntário, no final do curso desertou... e assim por diante.
    São as engrenagens da vida. A gente entra sem dar por isso, o difícil é sair delas.
    Um resto de bom dia e desculpe o desabafo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo, Joaquim. Há pessoas de grande valor (todas as pessoas o têm, é claro)com vidas muito complicadas. Umas conseguem dar a volta, normalmente com a ajuda de alguém, outras nem chegam a mostrar esse valor, infelizmente, porque as 'engrenagens da vida' vão aparecendo, às vezes mais simples, outras mais complexas. O melhor, acho eu, é irmos alisando o que se pode no dia a dia.
      Um dia calmo e bom, Joaquim.

      Eliminar
  7. Acontece por vezes por lermos "na diagonal"!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e acontece tantas vezes, infelizmente.
      Um beijinho e bom fim de semana, Gracinha.

      Eliminar
  8. A realidade nem sempre é o que parece...
    Continuação de boa semana, amiga Maria Dolores.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo. Às vezes, a realidade é bem diferente e ficamos pela leitura imediata.
      Um abraço e bom fim de semana

      Eliminar
  9. Confesso que não gosto de ver a pessoa ficar sentada no carro e o funcionário num vai e vem. Adoro ver a pessoa sair do carro e falar com o funcionário acompanhando-o enquanto mete gasolina no carro. É apenas a minha opinião que vale o que vale.
    Pois coitado. Comia às prestações lol.
    .
    Poéticos cumprimentos
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Ricardo. No caso desse posto, o funcionário tem tudo à mão, não sendo necessárias correrias. E ainda bem.
      Abraço e bom fim de semana.

      Eliminar