quinta-feira, 15 de julho de 2021

O apartamento - a gaiola

 

Quando me casei, vivi cinco anos num apartamento. Tínhamos uma varanda. Como sempre vivi com flores e plantas à minha volta, tinha vasos. Julgo que eram begónias, mas, como foi há muito tempo, já não me lembro muito bem. Do que me recordo com nitidez é da gaiola de pássaros que lá estava pendurada e onde viviam canários e periquitos. A gaiola tinha sido feita por um homem muito velho e muito habilidoso. Fizera-a com todo o esmero e carinho. Eu achava até que os pássaros, apesar de estarem presos, tinham uma boa casa, uma boa alimentação, boa sombra e podiam olhar o quintal em frente onde havia muitas camélias já muito antigas. Logo, viviam bem. E muitas crianças para verem brincar, na rua estreita das traseiras, onde quase não passavam carros. O tempo também permitia as brincadeiras e correrias fora de casa e em total liberdade.

Ora, um dia, tendo ido nós trabalhar e não havendo ninguém no apartamento, os miúdos resolveram fazer pontaria, atirando pedras à gaiola. Quando cheguei a casa e fui à varanda, deparei com a gaiola danificada e vazia. Nem queria acreditar. Os pássaros tinham fugido. Naquele momento, achei-os, estupidamente da minha parte, ingratos, porque os tinha tratado sempre bem e podiam, ao menos, ter esperado por mim. Mas, enfim, era verdura minha.

A partir daí, não mais tive pássaros. Ansiava é que tivessem saído em liberdade, mas sem ferimentos, como as que via na gaiola.

Levei a gaiola para casa da minha mãe (à casa das mães, vai parar muita coisa!) e lá ficou durante muito tempo. Se fosse agora, sem tantos horários a cumprir, se calhar, consertava-a e dava-lhe outro destino, mas não sei, porque só se sabe o que se faz; o que se faria é preciso adivinhar. De uma coisa, acho que estou certa: não seria para pássaros.

 

 

14 comentários:

  1. Fiquei a pensar: Será que os pássaros fugiram ou voaram? lol ( estou a brincar) Uma coisa leva à outra.

    Regra geral esses pássaros que estão em gaiolas, quando se soltam e voam em liberdade, acabam por morrer daí a pouco tempo pois não se sabem alimentar quando dentro dessa liberdade.
    .
    Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, Ricardo. Também não sei. Que tenham ido, pelo menos, para os ramos das camélias bonitas que havia do outro lado da rua ou para outro qualquer, mas sem nenhuma asa partida.
      Uma noite bem descansada.

      Eliminar
  2. E por esta e outras razões, que se prendem com o direito à liberdade que todos os seres vivos têm, ou deveriam ter, que os meus gatos não estão 'presos' em casa, castrados, gordos e anafanados.
    Andam livres pelo quintal e jardim...livres para partir, mas não partem. E, quando a natureza os chama e os faz ausentar, por dias, voltam sempre.
    Bela crónica!

    Beijinhos, Mª Dolores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade, Janita, o pior é se acontece o que vi há pouco em casa da minha mãe: várias gatas tiveram ninhadas ao mesmo tempo. Felizmente conseguimos distribuir uma boa parte. Lembro-me de uma rapariga muito simpática que veio buscar uma gatinha, dando~lhe o nome de Daisy.
      Um abraço, Janita.

      Eliminar
    2. Se calhar essa jovem era fã de Morgan Freeman ( como eu) e viu o filme "Driving Miss Daisy". :)

      Dia feliz, Mª Dolores.

      Eliminar
    3. Não sei, mas guardei a imagem dela: muito jovem, muito feliz com a gatinha. Era de Lisboa e casara no Porto. Oxalá a Daisy continue acarinhada. Parecia que sim.
      Um beijinho e um dia também muito feliz, ainda que quente, Janita.

      Eliminar
  3. Não gosto de pássaros em gaiolas mas convivi com eles cerca de 10 anos pois meu ex_companheiro tinha imensos!!!
    Meu pai sempre teve pois era a sua companhia!
    Acabei por conviver com esta situação sem gostar e dava comigo a falar com eles e a assobiar... 🤔🤗... Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas pessoas que gostam muito de criar pássaros. Também prefiro vê-los em plena natureza. Deviam ser engraçados os seus assobios, uma forma de comunicar com eles.
      Um beijinho, Gracinha.

      Eliminar
  4. Quem tem imaginação consegue sempre fazer outra coisa útil de uma simples gaiola!:))
    -
    Momentos de lúcida reflexão
    -
    Beijo, e um excelente dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É coisa que também não lhe falta, querida Cidália. E poética.
      Um beijinho e boa noite.

      Eliminar
  5. Em miúdo gostava de ver pássaros nas gaiolas. E peixes em aquários. Agora não...
    Nunca vivi em apartamento. E para quem não está habituado é como viver numa gaiola.
    Continuação de boa semana, amiga Maria Dolores.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que muitos miúdos gostam de ver pássaros, estejam onde eles estiverem. Como os peixes, embora estes não tenham muitas alternativas.
      Também depende do apartamento. O meu era pequeno e, se calhar, vou continuar a falar dele.
      Abraço e uma noite luminosa.

      Eliminar
  6. Sim, pássaros em gaiola é sempre um quadro triste, mesmo sendo eles bem tratados. Eu passo algum tempo do meu dia a observar as aves (melros, rolas, pintassilgos, pardais e tantos outros que não identifico) que vêm até ao pátio comer as sementes que lá lhes deixo, e beber a água dos pequenos bebedouros

    ResponderEliminar
  7. Que bonito, Justine. Tenho de aprender a ter essa concentração, porque não distingo muitas aves, sobretudo as menos comuns.

    ResponderEliminar