domingo, 11 de julho de 2021

Quente/frio

 

Somos um país pequeno, mas as variações são mais que muitas. São as sociais, são as linguísticas, são as gastronómicas, são as da paisagem, são as meteorológicas...

Ontem, enquanto que nos arredores do Porto, estavam 30 graus, a cidade com mar ao fundo - a menos de 30 km - ficava pelos 20 graus. Ter um casaquinho à mão dava bastante jeito, porque o vento norte sopra sem máscara e sem olhar a distâncias higiénicas. Enquanto isto, no Atentejo, os termómetros marcavam mais do dobro. Eu, habituada ao friozinho do Norte, confesso que me custariam dias tão quentes.

Há quem diga que nós, os portugueses, somos um povo de 'brandos costumes', mas também aí há muitas diferenças que escapam, como a todas as generalizações.

O que não será muito diferente são os assuntos ou casos dos nossos dias: o do (ex? ainda? suspenso?  afinal?) presidente do Benfica, o aumento de casos covid, o calor que se faz sentir em muitas regiões do país... Portugal já lá não está, mas a final europeia de logo à noite também percorrerá o país, faça calor ou frio. 

E é bom podermos falar sem pagar nada por isso. Mas seria bom que também  não pagássemos dívidas por quem pode pagar e não o faz só porque tem mais voz e está perto de certas vozes.

Somo um país pequeno, mas estas variações são muitas. Ainda.


11 comentários:

  1. Bom dia
    Um texto com muita sabedoria que faz inveja a uma grande parte dos jornalistas e locutores Portugueses .
    Não é preciso estar 24 horas a desenvolver uma noticia e massacrar quem está do outro lado , quando em poucas palavras se pode dizer muito e bem .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Joaquim. Acordou generoso, foi?
    Um bom domingo para si.

    ResponderEliminar
  3. Somos um País de contrastes. Mas é nesses contrates que podemos afirmar que o nosso País é dos mais belos e bonitos do mundo.
    .
    Domingo feliz.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Sim, Ricardo, também acho, embora não me referisse bem aos contrastes mais bonitos.
    Um domingo também muito feliz.

    ResponderEliminar
  5. Verdade... um país com grandes emoções e motivações 👏🤗... Bom domingo!

    ResponderEliminar
  6. Somos é claro, um país dado a grandes variações e nem todas climáticas. Da maior parte somos os responsáveis. E é grande pena que, no caso que cita no penúltimo parágrafo, os pequenos sejam todos chamados a pagar dívidas e maus negócios que os grandes ou amigos seus fizeram de ânimo leve. Porque, apesar do escândalo que causou na altura, o "ai pagam, pagam" era em absoluto verdadeiro.

    ResponderEliminar
  7. E isso é que custa e cria revolta. Pode ser que a recente e crescente informação evite abusos que se cometeram e cujas dívidas temos de pagar no prazo certo e sem quaisquer desculpas.
    Quanto às outras variações, são bem saborosas ou engraçadas, como as gastronómicas ou as linguísticas.
    Uma noite descansada, Bea.

    ResponderEliminar
  8. Ontem aqui onde vivo estiveram 39º.
    Quanto às notícias é isso e isso mesmo. Pisa-se e repisa-se o mesmo assunto por dois três dias sem mudar uma virgula.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Atualmente as temperaturas já não estão certas!
    -
    Beijo-te com os lábios de ternura...
    -
    Beijos, e uma excelente semana :)

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Marina. Já o Brasil é muito grande e tem vários climas. Tem lugar que até cai neve ou muito quente como a Amazônia, no mesmo ano.

    ResponderEliminar