Ontem à tarde, na bonita e luminosa Biblioteca Municipal de Gondomar, Clementina de Sousa apresentou o livro
O desenho da capa é da sua neta Mafalda.
Somos amigas há muitos muitos anos e conheço bem o seu amor pelas palavras ditas e escritas. E também o conhecem a família, os amigos e os que com ela trabalham ou trabalharam. Para além de escritora, é uma boa comunicadora. Que o digam também os ex-alunos a quem contava histórias. Uma delas era a Branca-Flor, que há uns anos reescreveu e publicou.
Professora aposentada, tem dedicado agora mais tempo à escrita, à leitura, etc.
Manuel Maria - professor também durante longos anos e autor de vários livros - fez a apresentação: uma bela análise e bela aula de Literatura (texto que generosamente já partilhou) à volta do novo livro da Clementina, agora publicado e que considerou uma novela.
O editor - Lugar da Palavra - na sua intervenção, comparou a escrita profunda da autora a Virgílio Ferreira. Merecido elogio.
A autora, na sua intervenção, referiu palavras/questões partilhadas - citadas por Lídia Jorge e vindas do poeta Ramos Rosa - nas Correntes d'Escritas, que decorreram há dias na Póvoa de Varzim: 'Se tanta gente escreve, para que devo escrever também?' E a resposta surgiu inspiradora: 'Mas faltam os meus passos e os meus braços'.
Este livro - que refere vidas diferentes, nomeadamente de dois irmãos - apresentado numa tarde de chuva mas de muito calor humano, motivará, com certeza, outras leituras e escritas.
Que não parem 'passos e braços' para expandirem a maravilha da criação e comunicação.
sim Dolores .agora vi o que escreves te e,as fotos do livro da Clementina.realmente foi muito boa a apresentaçao.
ResponderEliminarFoi muito agradável, sim. Ainda bem que também estiveste. Um beijinho
EliminarParece que foi um evento marcante e inesquecível.
ResponderEliminarBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Olá, JJ
EliminarSim, foi e é muito bom quando vemos bons livros a serem publicados. Claro que as vendas são mais limitadas do que se fosse uma grande editora a publicar. Isso já é um mundo à parte, como sabemos.
Continuação de boa semana, JJ