sexta-feira, 8 de março de 2024

«Já sei ler e leio bem!»

 


Tenho ido com a Cristina Pinto a escolas do 1º ciclo, pertencentes ao mesmo agrupamento de Valbom, Gondomar, para falarmos do livro que escrevi e que a Cristina ilustrou.


Tem sido uma belíssima experiência, porque as crianças fazem perguntas, interessam-se, entusiasmam-se, dão a sua opinião, veem que as árvores que recortámos e pendurámos, como um bosque, são feitas de papel reutilizado, escutam a leitura de excertos da história com atenção, aderem à proposta de desenhar uma fadinha para juntar ao bosque, logo fazendo perguntas sobre o tamanho, sobre as cores, etc. E, como já tem acontecido noutras escolas, antes do desenho, lá vem a pergunta engraçada de algum menino: posso desenhar um fado em vez de fada?

São espontâneos. Ontem, um menino de óculos de duas cores bem vivas disse-nos com alegre convicção: ando no primeiro ano e já sei ler muito bem. 

E era verdade, mesmo. Enquanto alguns meninos apreciavam a árvore das fadas e da amizade, feita pela Cristina Pinto, a professora sentou-se numa cadeira e o menino bom leitor sentou-se-lhe no colo e leu um pequeno excerto do livro para quem o quis ouvir. O menino estava feliz e a professora também.

É muito bonito ver a ligação afetuosa dos meninos às professoras. E também para nós  - autoras do livro - houve muitos abracinhos. 

Continuamos na próxima semana.  Vai continuar a ser bom, com certeza. Oxalá que também  para as crianças.


4 comentários:

  1. Esta é a parte boa de escrever livros para crianças. Estar de novo entre elas, ouvi-las ler alto excertos do que foi escrito em muitos momentos de solidão e de profundo silêncio.
    Beijinhos.
    Clementina

    ResponderEliminar
  2. É verdade e tu bem sabes por experiência própria. Sim, é maravilhoso partilhar o que escrevemos com amor e carinho. E se as crianças aderem - como tem acontecido, felizmente - é maravilhoso.
    Beijinhos e bom fim de semana - também com boas histórias.

    ResponderEliminar
  3. É tão legal ver essa fase de alfabetização das crianças. Elas leêm muito bonitinho e engraçadinho. Parece que foi uma experiência bem interessante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bonito, JJ, ver as crianças curiosas e espontâneas. Estes dias em escolas do primeiro ciclo estão a ser muito interessantes.
      Boa semana!

      Eliminar