Tenho ido com a Cristina Pinto a escolas do 1º ciclo, pertencentes ao mesmo agrupamento de Valbom, Gondomar, para falarmos do livro que escrevi e que a Cristina ilustrou.
Tem sido uma belíssima experiência, porque as crianças fazem perguntas, interessam-se, entusiasmam-se, dão a sua opinião, veem que as árvores que recortámos e pendurámos, como um bosque, são feitas de papel reutilizado, escutam a leitura de excertos da história com atenção, aderem à proposta de desenhar uma fadinha para juntar ao bosque, logo fazendo perguntas sobre o tamanho, sobre as cores, etc. E, como já tem acontecido noutras escolas, antes do desenho, lá vem a pergunta engraçada de algum menino: posso desenhar um fado em vez de fada?
São espontâneos. Ontem, um menino de óculos de duas cores bem vivas disse-nos com alegre convicção: ando no primeiro ano e já sei ler muito bem.
E era verdade, mesmo. Enquanto alguns meninos apreciavam a árvore das fadas e da amizade, feita pela Cristina Pinto, a professora sentou-se numa cadeira e o menino bom leitor sentou-se-lhe no colo e leu um pequeno excerto do livro para quem o quis ouvir. O menino estava feliz e a professora também.
É muito bonito ver a ligação afetuosa dos meninos às professoras. E também para nós - autoras do livro - houve muitos abracinhos.
Continuamos na próxima semana. Vai continuar a ser bom, com certeza. Oxalá que também para as crianças.
Esta é a parte boa de escrever livros para crianças. Estar de novo entre elas, ouvi-las ler alto excertos do que foi escrito em muitos momentos de solidão e de profundo silêncio.
ResponderEliminarBeijinhos.
Clementina
É verdade e tu bem sabes por experiência própria. Sim, é maravilhoso partilhar o que escrevemos com amor e carinho. E se as crianças aderem - como tem acontecido, felizmente - é maravilhoso.
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana - também com boas histórias.
É tão legal ver essa fase de alfabetização das crianças. Elas leêm muito bonitinho e engraçadinho. Parece que foi uma experiência bem interessante.
ResponderEliminarBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Muito bonito, JJ, ver as crianças curiosas e espontâneas. Estes dias em escolas do primeiro ciclo estão a ser muito interessantes.
EliminarBoa semana!