segunda-feira, 14 de abril de 2025

‘O ruído que há em nós’

 

‘Bom Dia!’

‘Começo por propor um pequeno desafio: no momento de começar a ler este Curto, feche os olhos, respire fundo e pare sete segundos só para ouvir o que se passa à sua volta. Se por acaso conseguir escutar o silêncio sinta-se feliz, mas o mais provável é ter ouvido carros a passar na rua, uma buzina, um avião, o toque de um telemóvel, a televisão na sala ao lado, gaivotas, uma máquina qualquer a trabalhar, vozes ou até um zumbido dentro de si. (…)’

Começa assim o Expresso Curto de hoje, ao qual Margarida Cardoso deu o título que utilizei. A jornalista refere experiências de profissionais e estudos feitos que comprovam os prejuízos do ruído na nossa saúde e que podem levar a que a vida seja bem mais curta.

Fiz o exercício proposto no início e ouvi o exaustor na cozinha, carros a circular na rua, chilreios de pássaros na japoneira do jardim, vozes de pessoas a passar. Nada mau, mas estou em casa e vivo entre aldeia e vila.

Porém, há lojas, sobretudo em Centros Comerciais citadinos, onde os decibéis da música são altíssimos. Trabalhar assim muitas horas não deve ser fácil; talvez por isso só são contratados os  muito jovens. E inúmeras situações existem em que as pessoas estão expostas continuamente ao ruído.

O mesmo acontece no lazer. Algumas esplanadas à beira-mar têm a música tão alta que as pessoas tendem a falar igualmente alto. O som do mar é completamente anulado e até a vista é desviada.

Se o silêncio é pesado, custa muito, mas criar para si próprio momentos de silêncio e proporcionar aos outros esse prazer, muitas vezes não custa nada. E a Vida de cada um agradece.


9 comentários:

  1. Sou fã - e praticante - de meditação.
    É uma maravilha.
    Cumprimentos, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem gostava, acho eu, mas nunca tentei a sério. Talvez me falte alguma concentração. Ou então é por falte de treino.
      Dias felizes, com bons silêncios à mistura.

      Eliminar
  2. O silêncio tem a capacidade de nos acalmar e nos levar para outra direção. É terapêutico. Gostei do post.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho necessidade de silêncio, pelo menos de vez em quando. Viver sempre com muitos ruídos à volta para mim seria difícil. Infelizmente muitas pessoas sentem-se obrigadas a viver assim, tanto em casa como no trabalho.
      Feliz final de semana, JJ

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Eu também. E quando estamos com saúde e com alegria, ainda melhor.
      Boa Páscoa, Gracinha

      Eliminar
  4. .
    Mesmo que a alegria não seja muita, derivado ao tempo instável, não quero deixar passar sem vos desejar uma Santa Páscoa, recheada de Saúde e Paz
    Uma Santa Páscoa.
    Beijos. Sejam Felizes!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Cidália, o mesmo para si e para a sua familia.
    Muita saúde e muitos momentos felizes.

    ResponderEliminar
  6. Peço desculpa de nem sempre responder, mas fico contente quando recebo comentários. Obrigada e dias felizes - da Páscoa e todos os outros. Abraços

    ResponderEliminar