A Torre da Lagariça fica em Resende, perto de Lamego. Lá estão as ruínas da casa que terá inspirado Eça de Queirós para escrever o seu livro A ilustre casa de Ramires.
Os acessos não são fáceis, o abandono da casa mete dó, mas vale a pena ir até lá. Junto dela não passam carros, está cercada de serranias e ouve-se o calmo e profundo silêncio.
Se puderem, vejam o blogue Carruagem 23, https://carruagem23.blogspot.com/2019/01/aventura-dos-cinco.html, onde Vítor Oliveira conta a aventura de cinco amigos que visitaram a casa que está à venda e em ruínas.
A intenção não era a compra, mas ver os ainda visíveis sinais de uma casa que parece ter sido muito inspiradora para um dos nossos maiores escritores.
Mesmo em ruínas, continua a sê-lo para quem dela se aproxima nos nossos dias.
Um dia muito bem passado, em ótima companhia
ResponderEliminarObrigado.
Beijinho.
Sim, de facto, nem só as grandes viagens ficam na memória. Para além da beleza e interesse dos locais que se visitam, estão as pessoas com quem estamos. Melhor era impossível.
ResponderEliminarUm abraço
M.
Com amigos é que a vida faz sentido! E, quando eles são os melhores do mundo, mesmo a visita a uma casa em ruínas em dia de inverno rigoroso é o sol a brilhar!
ResponderEliminarOlá, amiga, que bom ter a tua visita. E ouvir outra vez o que disseste antes da partida, contrariando o frio e a chuva.
ResponderEliminarTambém foi bela a tua ideia da visita. Foi um dia inesquecível entre amigos, alegria, lugares bonitos, bons sabores...
Um beijinho
M.